PROGRAMA
Programa leva instruções sobre a segurança do processo eleitoral, registro de candidatura e prestação de contas.
Presente em cinco cidades do Bico do Papagaio durante os dias 22 a 26 de julho, o programa Transparência em Foco - Eleições 2024, do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), levou importantes informações para eleitoras, eleitores, profissionais de contabilidade, do direito, e a todas pessoas envolvidas no processo eleitoral.
Cerca de 300 pessoas, que poderão replicar as informações, participaram das ações. Na última sexta-feira, 26, foi Xambioá quem recebeu a ação do TRE-TO, que contou com o apoio da 12a Zona Eleitoral (ZE).
Transparência em Foco - Eleições 2024
Cinco Zonas Eleitorais foram alcançadas pelo programa Transparência em Foco: em Tocantinópolis (9ª ZE ), Itaguatins ( 11ª ZE), Augustinópolis (21ª ZE), Araguatins (10ª ZE) e Xambioá (12ª ZE). Em cada cidade, os participantes ouviram as explanações do técnicos do TRE-TO, com riqueza de dados, pesquisas e informações técnicas acerca da Segurança do Processo Eleitoral Brasileiro, do Registro de Candidaturas e sobre a Prestação de Contas Eleitorais, apresentadas respectivamente pelos técnicos do tribunal, Fernando Ebrain, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); Lara Alves, servidora da Secretária Judiciária da Informação (SJI); e José Sonimar, servidor da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa).
Em todos os municípios atendidos, houve grande interação entre os presentes e os técnicos do TRE-TO que, prontamente, responderam de forma clara as dúvidas daqueles que necessitaram de esclarecimentos mais específicos.
As ações do Programa seguem até o dia 9 de agosto, em todas as regiões do Estado, promovendo a participação ativa da sociedade tocantinense e ratificando a segurança e a legitimidade do processo eleitoral brasileiro.
De acordo com Clodomir Mendes de Souza, contador e pré-candidato em Xambioá, o Programa Transparência em Foco, do TRE-TO, se apresenta como uma importante ação, que proporciona esclarecimentos e informações direto com técnicos do Tribunal. “É muito bom e importante, principalmente nesse período, em que muitas desinformações e notícias falsas têm surgido para confundir e até difamar as pessoas, ter a oportunidade de ouvir informações verdadeiras, que nos ajudam a fazer a coisa certa, do próprio TRE, só vem a nos ajudar a entender esse processo”, afirmou.
Cartilhas
Durante as ações foram distribuídas cartilhas que abordavam, além dos temas debatidos, assuntos como Principais Crimes Eleitorais, Propaganda Eleitoral, Ações e Representações Eleitorais, e Assédio Eleitoral.