Facebook
04/08/2023 - 16h00m

CAPACITAÇÃO

Treinamento de alta performance mobiliza técnicos administrativos dos Câmpus da Unitins do Bico

Por Bico 24 Horas

Foram dois dias de imersão em busca de uma maior integração dos colaboradores e fortalecimento de estratégias de execução do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Reitor Augusto Rezende destaca o compromisso da gestão em cuidar das pessoas que fazem as entregas da Unitins à sociedade

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), realizou nos dias 31 de julho de 1º de agosto de 2023, no Doha Eventos, em Luzimangues, Porto Nacional, o 2º treinamento de alta performance para os técnicos administrativos, cujo tema foi “Unitins rumo ao topo”, que teve como objetivo integrar os colaboradores e capacitá-los para a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que norteia toda as ações da Universidade. O evento reuniu cerca de 350 colaboradores.

Foram dois dias de imersão com uma série de atividades integrativas e reflexivas, com participação de servidores de todas as unidades que compreendem cinco câmpus – Dianópolis, Augustinópolis, Araguatins, Paraíso do Tocantins e Palmas – 12 Unidades Tecnológicas do projeto TO Graduado – Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Paranã, Ponte Alta do Tocantins, Sítio Novo e Palmas e três unidades de pesquisas – Centro Agroambiental de Várzea, Formoso do Araguaia; Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), de Porto Nacional, e o Laboratório de Referência Animal (Lara), em Araguaína.

Treinamento mobilizou servidores de todas as unidades da Unitins (Foto: Nonato Silva)

Durante os dois dias, os servidores participaram de momentos explicativos sobre inteligência emocional, boas práticas no ambiente de trabalho, exercícios de empatia e atividades lúdicas para aplicar conhecimentos.

O treinamento foi conduzido pela diretora-executiva Trainer Lorrany Souza e contou ainda com a participação da trainer Michele Gonçalves, especialista copywriting e máster coaching e o advogado Gean Paiva, customer success e consultor comercial de educação, ambos da empresa Accelere, de Goiânia (GO). “A proposta do treinamento é integrar os colaboradores e prepará-los para a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Neste sentido, a gente sai deste evento muito feliz com o resultado. As pessoas verdadeiramente se engajaram com as atividades propostas que desenvolvem os comportamentos necessários para a gente executar o PDI e o melhor disso é que as pessoas estão se desenvolvimento enquanto se divertem”, ressaltou a trainer, enfatizando que foi possível ver “o brilho nos olhos das pessoas, uma energia muito positiva”.

Avaliação positiva

Lorrany Souza, da empresa Accelere, comandou treinamento de dois dias (Foto: Nonato Silva)

Depois das atividades que ajudam no desenvolvimento da inteligência emocional, aprimora habilidades e desperta a criatividade, com trabalhos desenvolvidos em equipe, fortalecendo estratégias de comunicação, o resultado é considerado bastante satisfatório. O engajamento dos participantes é a clara comprovação do acerto na escolha da metodologia do treinamento.

O servidor Vinicius dos Santos Claro, supervisor de biblioteca do Câmpus Augustinópolis, avalia a experiência como uma oportunidade de crescimento. “Vejo essa iniciativa como uma forma de unir mais as equipes dos câmpus e fortalecer a nossa energia de produtividade, sentido parte de uma família e apreendo estratégias para buscar uma maior produtividade”, aponta.

Esse treinamento é muito importante para o nosso crescimento pessoal, mas também para o crescimento da Universidade. Aqui estamos fazendo network com colegas de todos os outros câmpus que podem trazer melhores resultados para a gestão”, avalia o colaborador Édio Michael, da equipe da Secretaria Acadêmica do Câmpus Dianópolis.

O supervisor de Tecnologia da Informação do Câmpus Paraiso, Gabriel Fulgêncio Tomas Rios, elogia a iniciativa, o que, segundo ele, “é ótima, porque nos fornece a oportunidade de conhecer novas pessoas e todos os servidores que fazem parte da Unitins, o que certamente vai gerar novas conexões”, garante.

Quem também pensa assim é o supervisor de tecnologia do TO Graduado de Colméia, Osvaldo Barbosa Neto, que aponta que o treinamento é de sua importância para uma maior integração de toda a equipe da Unitins. “A gente consegue se sentir junto com todos, interagindo para um melhor resultado”, garante.

Participei no ano passado que foi excelente, este ano acho que está ainda melhor. As dinâmicas são muito boas, a gente termina conversando mais com todos os colegas, conhecendo a realidade de cada setor e aprendendo mais sobre a organização. Para mim, é só gratidão. Temos que agradecer a gestão pela iniciativa louvável”, comenta a auxiliar de biblioteca do Câmpus Araguatins, Irisvalda Barbosa da Silva.

O pesquisador Genilson Nolasco, que integra a equipe do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), avalia que a capacitação é uma oportunidade “da gente se conhecer e em conjunto pensar como a gente pode implementar da melhor maneira possível esse plano, PDI, que foi concebido, como o reitor disse, de forma democrática, e pensa a Universidade em seus vários fundamentos, para atingir seus objetivos perante à sociedade”, defende.

O pró-reitor de Administração e Finanças (Proaf), Ricardo Oliveira Carvalho, destacou em sua fala de saudação aos participantes, que o treinamento faz parte das políticas de valorização do servidor. “Estamos contentes em participar de evento que vem ao encontro do compromisso da gestão de valorização do servidor", disse.   

É um momento gratificante recebermos todos vocês que fazem os projetos acontecer para compartilharmos experiências e compromisso com o crescimento da nossa Universidade", ressaltou a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), professora Kyldes Batista Vicente.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Ana Flávia Gouveia de Faria, desejou a todos os participantes pleno sucesso e bastante proveito.

A professora Alessandra Ruita Czapski, pró-reitora de Graduação, avalia que o treinamento é sempre um momento de encontro e integração. “Que a energia que emana deste evento entre no coração de todos e que possamos promover transformações na nossa forma de fazer a Unitins”, completou.

É uma enorme satisfação ver vocês todos reunidos aqui. Toda a estrutura administrativa da Universidade dos cinco câmpus, das 12 unidades do TO Graduado, equipe da sede administrativa, é um misto de emoções. Alegria, energia, empolgação, é uma felicidade tamanha falar com toda a equipe que faz a Universidade acontecer. A equipe que planeja, executa, organiza, sugere ideias para todos os projetos das nossas pró-reitorias, e o que nós, enquanto gestão liderada pelo professor Augusto, temos muito orgulho de fazer parte”, disse a vice-reitora, professora Darlene Teixeira Castro, ao saudar todos os participantes.   

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, destacou que o treinamento faz parte do compromisso da gestão em cuidar das pessoas que fazem o desenvolvimento da Universidade. O reitor fez questão de lembrar que quando assumiu a direção da Unitins, em 2018, definiu quatro pilares estruturantes que deveriam concentrar as ações para recuperar a Universidade e a sua marca perante a sociedade tocantinense: quantitativo, ampliar o número de acadêmicos, na época contava com 1.727 alunos, atualmente soma 3.916 matrículas efetivas; qualitativo, melhorar os índices de avaliação dos cursos ofertados pela instituição; estrutura, melhorar as instalações físicas; e cuidar das pessoas que entregam os serviços da Unitins à sociedade.

Esse treinamento faz parte desse compromisso. A nossa matéria-prima é o conhecimento de cada um de vocês que aqui estão e dos professores que participaram da Semana Integrada. A gente quer que essa matéria-prima, e aqui eu me incluo, como professor, vire um produto que vai transformar a sociedade por meio do conhecimento”, declarou, ao falar do compromisso da gestão da Unitins com o desenvolvimento dos seus colaboradores. “Vamos sair daqui ainda mais motivados e com mais orgulho pelas conquistas da Unitins. Eu faço parte dessa história”, disse.

Servidores durante treinamento ofertado pela Unitins no primeiro dia e no encerramento (Foto: Nonato Silva)

Servidores durante treinamento ofertado pela Unitins no primeiro dia e no encerramento (Foto: Nonato Silva)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS