Conselheiro Wagner Praxedes pode disputar reeleição. Nos bastidores, Manoel Pires é considerado o preferido por servidores, mas Severiano Costandrade também teria interesse e concorrer...
O Tribunal de Contas do Estado pode ter novo presidente em 2015, com o final do mandato do conselheiro Wagner Praxedes, e a nova eleição prevista para ocorrer na última sessão plenária do ano, dia 17 próximo.
Segundo informação da assessoria de Comunicação do Tribunal, todos os titulares votam e o presidente pode ser reconduzido por mais um mandato, uma vez que não está no segundo exercÃcio consecutivo como presidente.
Nos bastidores as informações são de que tanto Wagner Praxedes poderá disputar a reeleição, quanto Severiano Costandrade poderá buscar os votos dos conselheiros para se eleger.
Como os dois já foram presidentes há uma expectativa entre servidores de que o conselheiro Manoel Pires venha a ocupar a presidência.
Sevilha é incógnita
Até o momento, votam os conselheiros Wagner Praxedes, Severiano Costandrade, Napoleão Sobrinho, Dóris Coutinho, Manoel Queiroz e André de Matos. A grande incógnita é o novo conselheiro Alberto Sevilha, que já passou pela Assembléia Legislativa e teve nomeação publicada.
Da posse do conselheiro dependerá sua participação ou não nas eleições deste ano. Seu voto pode equilibrar uma possÃvel disputa interna caso hajam dois candidatos.
O processo eleitoral começa com a votação secreta para presidente, que é apurada para que sejam realizadas sucessivamente as eleições para vice-presidente e Corregedor. Atualmente Manoel Pires é o vice, e Dóris Coutinho a corregedora.
Uma reunião a ser realizada ainda nesta segunda-feira deve tratar dos detalhes da posse de Sevilha, incluindo a data.