A Pauta de Correições Ordinárias proposta pela Corregedoria Geral da Justiça para o ano de 2016 recebeu o aval dos desembargadores do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins durante a sessão administrativa de quinta-feira, 5.
Pela legislação, uma comarca não pode ficar mais de três anos sem correição. E conforme o calendário proposto pelo corregedor, a comarca de Axixá do Tocantins passará por correição, entre os dias 28 de agosto a 02 de setembro.
“A correição é a possibilidade do Poder Judiciário fazer uma auditoria nos serviços judiciais da comarca e também extrajudiciais e possibilitar ao jurisdicionado o acompanhamento desses trabalhos, além de observar eventuais demandas que o jurisdicionado traz tanto na audiência de abertura quanto no encerramentoâ€, avalia o corregedor geral da Justiça, desembargador EurÃpedes Lamounier.
O corregedor explica que, pelo Regimento Interno, o mÃnimo de comarcas a serem auditadas anualmente é 10, mas o órgão fará correição em 20 e, com isto alcançará 35 das 42 comarcas.
“A correição é um contato mais próximo das corregedorias com os juÃzes de 1º grau e serventuários, não em busca de possÃveis irregularidades, mas sim de proporcionar um apoio à s comarcas e também uma forma de interagir com o jurisdicionadoâ€, complementa.