Encerrou-se nesta sexta-feira, dia 12, no Centro de Convenções de Vitória, capital do EspÃrito Santo, a XIX Conferência da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e, com ela, a participação dos deputados do Tocantins no evento. A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Luana Ribeiro (PR), aproveitou a despedida para divulgar o Estado por meio de presentes de artesanato de capim dourado e paçoca à s delegações estrangeiras da China e dos EUA, e ao presidente da Unale, Alexandre Postal.
Os presenteados foram convidados pela deputada a prestigiar os Jogos Mundiais IndÃgenas, previstos para acontecer em outubro no Estado. No inÃcio da tarde, Luana ainda acompanhou a eleição do deputado capixaba Sandro Locutor para a presidência da Unale pelo próximo ano.
A manhã contou com palestras do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e do pianista, maestro e empreendedor social João Carlos Martins, que emocionou a todos com sua história de superação das deficiências neurológicas que lhe dificultam o exercÃcio da profissão.
Mais polêmica, a palestra do ministro Braga foi uma enfática defesa do planejamento energético do governo federal frente à s oscilações naturais do clima, como é o caso da crise hÃdrica que assola algumas regiões do Brasil. Cobrado por um participante da ParaÃba em razão das carências de seu Estado, o ministro alegou que o Amazonas, sua terra natal, também sofre com problemas estruturais e reafirmou sua polÃtica para o setor.
De acordo com a assessoria da Unale, a Conferência reuniu 1,2 mil participantes entre polÃticos e assessores técnicos, que também tiveram seus encontros paralelos exclusivos para procuradores, taquÃgrafos, cerimonialistas, policiais legislativos e auditores, entre outros. Ainda segundo a entidade, este é o maior encontro parlamentar da América Latina. (Glauber Barros)