PANDEMIA
Desde o início da Pandemia não foi registrada nenhuma contaminação da Covid-19 entre os presos da Unidade Penal de Tocantinópolis.
Com foco na prevenção e no combate à Covid-19 no Sistema Penal tocantinense, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) tem oportunizado, desde o anúncio da Pandemia, testagens para a detecção do novo Coronavírus nas suas Unidades Penais. Na última sexta-feira, 26, devido à uma parceria da Seciju e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), 66 pessoas, entre servidores e custodiados, da Unidade Penal de Tocantinópolis foram testadas e nenhum deu positivo.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Alves, ressaltou que todas as ações contra a Covid-19 serão mantidas com severidade. “Neste momento ápice, seguiremos a determinação, do nosso secretário Heber Fidelis e de nosso governador Mauro Carlesse, agindo com total vigor em ações coordenadas contra esse vírus. Estamos e permaneceremos seguindo todos os protocolos previstos no Plano de Contingenciamento para prevenção de contágio e disseminação da Covid-19 no Sistema Penal”, informou.
Segundo o diretor da Unidade Penal de Tocantinópolis, Vinícius Lima Silva, o sentimento quanto à oferta de atendimento em saúde é de satisfação. “Todos os resultados deram negativo e isso só vem legitimar a seriedade do trabalho que tem sido executado, durante a pandemia, pela Seciju. Desde o início da Pandemia, não tivemos nenhuma contaminação entre os presos de nossa unidade”, afirmou.
O custodiado J.W.S.M., de 39 anos, em consonância com a fala do diretor, mostrou satisfação. “Nós estamos satisfeitos e ficamos tranquilos também de saber que aqui na unidade todos continuam sem apresentar resultado positivo para essa doença”, finalizou.