Facebook
07/05/2014 - 17h38m

Unitins apresenta cronograma para início de aulas em Augustinópolis

Redação

Como parte do processo de instalação dos campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) no Bico do Papagaio, foi realizada na noite desta segunda-feira, 5, no auditório do Colégio Lassale no município de Augustinópolis, uma audiência pública com o intuito de esclarecer os alunos da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic) sobre o cronograma para a  transferência voluntária dos acadêmicos interessados em ingressarem  na Unitins.

Participaram da audiência, o reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, a pró-reitora de graduação, Denise Sodré e a professora Izabel Cristina Fernandes, além da direção da Fabic, docentes e acadêmicos e  representantes do Ministério Público Estadual.

O campus da Unitins no município terá os cursos de Ciências Contábeis, Enfermagem, Direito e Tecnologia em Gestão e Agronegócio. “Um campus de uma universidade pública é um grande ganho para região não só no tempo presente, mas no futuro, beneficiando os filhos e netos da população de hoje. O ensino superior é sem dúvida o melhor caminho para aumentar a qualidade de vida das pessoas”, pontuou o reitor, Joaber Divino Macedo, durante a Audiência Pública.

De acordo com a pró-reitora Denise Sodré, as inscrições no processo de transferência voluntária iniciarão no dia 20 de julho, com inicio das aulas previsto para o dia 18 de agosto. “O edital será aberto a todos os acadêmicos devidamente matriculados da Fabic e que se interessarem no ingresso para as novas turmas da Unitins. Isto dependerá da iniciativa pessoal de cada aluno que deverá preencher os requisitos do edital”, explica Sodré.

A criação dos novos campi da Unitins é prevista na Lei 2.829, publicada no Diário Oficial do Estado nº 4.095 de 27 de março. “Nos já entramos com o pedido de credenciamento do novo Campus de Augustinópolis no Conselho Estadual de Educação e estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para que isso aconteça o mais breve possível. Os alunos da região podem ter certeza que acontecerá a expansão da universidade”, afirma o reitor.

Expectativa

Aguardada com muita expectativa pela população de Augustinópolis, a futura instalação da Unitins no município é vistas como uma ferramenta de inclusão social. “Nossa região é muito carente, grande parte da população não tem condição de pagar uma mensalidade de R$ 507,00, por exemplo. Desejo que esse processo de transferência aconteça o mais rápido possível, pois além de ser uma universidade gratuita, a Unitins tem um bom conceito educacional”, afirma o acadêmico, Kleiton Eduardo Costa Barbosa, que cursa o 1º período de Direito na Fabic.

 Entenda

Com o intuito de disponibilizar o ensino gratuito e de qualidade para as regiões geograficamente mais afastadas dos grandes centros, o ex-governador Siqueira Campos, assinou em 14 de janeiro, deste ano, a medida provisória nº 5, que viabilizava a implantação de três novos Campi da Unitins, nos municípios de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.

Com a aprovação da MP pela Assembleia Legislativa do Tocantins, no dia 10 de fevereiro foi divulgado, no Diário Oficial do Estado, o decreto nº 4.981 que instituiu a comissão de estudos para a viabilização e implantação dos novos Campi. E no dia 27 de março foi publicado no Diário Oficial nº 4.095, a Lei 2.829, que criou os campi universitários da Unitins no interior do Estado.

Cronograma

20/07 a 02/08/2014 – Inscrição do processo de transferência

04/08 a 15/08/2014 – Recebimento de documentos para efetiva matrícula na Unitins

18/08/2014 – Início das Aulas

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS