PEER TO PEER
O curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Araguatins e a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) promovem o curso de extensão “Aprendizagem por pares”, sob a coordenação do professor Antonio Clerton Santana de Araujo. As inscrições estão abertas desde a última quinta-feira, 15, e segue até o dia 24 de abril. Podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível no Edital de Seleção Simplificada.
O curso acontecerá no período de 03 a 31 de maio, em ambiente virtual (Moodle) com quatro encontros virtuais via Google Meet. Segundo os organizadores, o objetivo é capacitar profissionais para atuar com a metodologia da aprendizagem por pares, utilizando ferramentas opensource. Podem participar docentes e técnicos-administrativos das redes de ensino municipal de Araguatins e estadual do Tocantins, bem como profissionais interessados da comunidade.
A aprendizagem por pares é conhecida como peer to peer, termo que significa de igual para igual. A ideia é que o conhecimento seja construído a partir da interação entre alunos. Para aplicar a aprendizagem por pares, o professor organiza a turma em grupos de dois alunos. Essa organização é intencional e tem por objetivo juntar alunos com habilidades e conhecimentos complementares para que um ensine e dê suporte ao outro.
O aluno que explica se beneficia tanto quanto aquele que recebe a informação, já que a repetição e a prática garantem seu aprendizado no longo prazo. Outros benefícios dessa abordagem é que ela desenvolve habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, responsabilidade, autoconfiança e colaboração entre os indivíduos envolvidos. A instrução por pares é um estilo de ensinar interativo.
A metodologia auxilia o estudante a compreender melhor conceitos difíceis e inéditos para ele. Essa técnica faz com que o aluno participe ativamente do processo de ensinar. É uma abordagem simples e ajustável ao jeito de cada professor dar suas aulas. Tal técnica torna disciplinas de exatas mais fáceis de ser ensinadas e mais acessíveis ao aluno.