EVENTO VIRTUAL
Mesa de diálogo contou com a participação de pedagogos que atuam no Poder Judiciário, alunos da Unitins e outros convidados.
O curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou a mesa de diálogo, “A atuação do pedagogo em espaços não escolares: Pedagogia Social enquanto um novo campo de atuação, desafios e possibilidades” na última quinta-feira, 20, data em que se comemora o Dia do Pedagogo. A atividade foi realizada no âmbito da disciplina Educação e Processo em Espaços não Escolares, ministrada pela professora Maria da Paz Coelho Souza.
O evento virtual, realizado via Google Meet, contou com a participação dos pedagogos Oseias Costa Rego, da Central de Penas e Medidas Alternativas (Cepema); Eliene Diniz da Silva, instrutora da Justiça do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc); e Valdene Martins Soares, facilitadora da Justiça Restaurativa (Cejusc), da Comarca de Araguaína. A mediação ficou por conta do acadêmico Irisvaldo Ramos dos Santos.
Os organizadores avaliam que o evento possibilitou o diálogo sobre as possibilidades e potencialidades que o profissional da Pedagogia exerce nos diversos espaços não escolares. O debate mostrou que a profissão do pedagogo, bem como a própria Pedagogia, vem assumindo um caráter multidimensional como campo de conhecimento e, por isso, a extensão do seu alcance nas diversas esferas da prática social.
“O campo de atuação do pedagogo ampliou e, hoje, o profissional atua não somente na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental” pontuou a professora Maria da Paz Coelho de Souza, enfatizando que a disciplina "Educação e Processos Não Escolares" possibilita um novo olhar relacionado à atuação do pedagogo, viabilizando, segundo ela, novas possibilidades que hoje se abrem a este profissional para atuar em espaços escolares e não escolares, desenvolvendo assim, as habilidades ao longo do curso.
O palestrante Oseias Costa Rego elogiou a escolha do tema da mesa de diálogo, realizada no Dia do Pedagogo. “Dialogar com os futuros e profissionais da Pedagogia sobre sua importância e sobre a diversidade das suas áreas de atuação, tal qual a sua função social, foi uma brilhante ideia que a Coordenação deste curso teve”, destacou o profissional, ressaltando que mais uma vez a Unitins mostrou pioneirismo na inovação social.
“Confesso que foi um momento único e de grande relevância para nós, pedagogos em formação, uma vez que possibilitou aos acadêmicos conhecer mais um pouco sobre a atuação do pedagogo nos espaços não escolares e as possibilidades do exercício da profissão”, declarou o estudante Irisvaldo Ramos dos Santos, que mediou o evento. Ele avalia que, levando em consideração o momento de pandemia, o evento foi um despertar motivacional. “Acredito que todos saíram das salas virtuais maravilhados e com as forças renovadas”, concluiu.