Facebook
18/05/2021 - 15h32m

PEDAGOGIA

Unitins de Araguatins promove roda de conversa sobre Gestão e Planejamento Pedagógico na Educação Infantil

Ação fez parte das atividades práticas da disciplina Didática e Formação de Professores.

O curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na quarta-feira passada, 12, a roda de conversa “Gestão e Planejamento Pedagógico na Educação Infantil”, ministrada pela professora Luana Vieira de Sousa, doutoranda em Educação. O evento fez parte da programação das atividades práticas curriculares da disciplina Didática e Formação de Professores, ministrada pelo professor doutor Eraldo Pereira Madeiro, que mediou a roda de conversa.

Para o professor Eraldo Madeiro, convidar a professora Luana para participar da roda de conversa com os acadêmicos do 1º período teve uma significância muito grande, pois segundo ele, “foi uma oportunidade de compartilhar experiências e saberes e, também, de contribuir na formação desses novos professores, que também poderão ser futuros gestores”.

O professor observa que os relatos e experiências trazidos pela professora Luana Vieira, adquiridos nas suas vivências como professora de educação infantil e gestora de educação infantil na jurisdição da divisão distrital da Zona Leste 1 de Manaus, contribuiu muito com a dinâmica do evento. Ele ressalta que o encontro marcou a abertura das atividades práticas do componente curricular ofertado nesse semestre.

Eraldo Madeiro explica que historicamente o ser humano busca o seu crescimento pessoal e intelectual. Para tanto, é preciso que ocorra o planejamento que o levará ao alcance de seus objetivos. “O colegiado de Pedagogia vem mostrando de forma dialógica que o desenvolvimento acadêmico dos nossos estudantes pode acontecer com ações que agregam formação acadêmica e formação prática”, garante.

O professor avalia que a ação demonstrou a importância de o estudante participar do processo de entendimento/percepção do ensino-aprendizagem das práticas e teorias que são indissociáveis. “E torna-se indiscutível o discurso sobre o rompimento da dualidade existente entre prática e teoria, a fim de estabelecer uma ressignificação de ambas, pois não podem ser fracionadas, enquanto parte do todo educacional. Assim, o estudante, futuro professor, pode construir e reconstruir sua identidade profissional, valorizando-se e valorizando o educando enquanto ser social”, destaca.

Prestigiaram o evento a assessora pedagógica do Câmpus Araguatins, Ana Irene Carneiro Borges, e a mestranda Layse Shuellen de Sousa, que representou os egressos do curso de Pedagogia da Unitins.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS