REUNIÕES
Participaram coordenadores de cursos, docentes e discentes, membros da CPA, da coordenação pedagógica e da gestão.
Os cursos de Pedagogia e Letras do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na última quinta-feira, 8, diversos encontros, via Google Meet, para análise gráfica das respostas obtidas na Autoavaliação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) de outubro de 2020, nos questionários aplicados aos docentes e discentes relativos ao Eixo 04 que trata de Políticas de Gestão, bem como as Dimensões 05, que é sobre Políticas de Pessoal, Dimensão 06, referente à Organização e Gestão da Instituição e Dimensão 10, relacionada a Sustentabilidade Financeira.
A reunião do colegiado do curso de Letras se deu às 9h, e o colegiado de Pedagogia se reuniu às 15h, os discentes de Pedagogia e Letras a partir das 19h, em reuniões separadas. Além dos coordenadores de cursos, docentes e discentes dos respectivos cursos, também participaram os membros da CPA, da coordenação pedagógica e da gestão.
Na oportunidade, foram apresentados os resultados da Autoavaliação e coletadas as contribuições que os participantes acharam importantes para que as fragilidades detectadas através das respostas sejam superadas e transformadas em potencialidades.
Para a professora Karla Azevedo, membra da CPA representando a Sociedade Civil, “os acadêmicos são os atores principais da instituição e o momento foi democrático e coletivo aumentando a autoestima com muita motivação, assertiva para ter um acompanhamento de todo nosso potencial e de nossas conquistas e do que estamos realizando na base, com devolutiva do que precisamos melhorar estimulando o aprendizado constante e incentivando o protagonismo em busca de melhorar o fazer da instituição, proporcionando uma visão mais ampla e clara de nossas ações no contexto social. Uma ação de grande importância fortalecendo e aproximando os acadêmicos da coordenação e da gestão”.
O diretor do Câmpus, Sérgio Mendes Anchieta, destacou que “a avaliação realizada pela CPA nos dá uma fotografia da nossa realidade institucional sob a ótica dos diversos atores envolvidos: docentes, discentes e técnico-administrativos. É o momento da instituição identificar potencialidades e desenvolver ações que possam impactar de forma positiva na melhoria dos índices de avaliação. Isso posto, vale ressaltar a importância desse feedback à comunidade acadêmica como forma de dar publicidade às ações institucionais, bem como atender às exigências legais do MEC/Inep quanto à socialização dos resultados do processo de autoavaliação”.