PEDAGOGIA
A ação foi realizada pelo curso de Pedagogia do Câmpus Araguatins e teve o professor doutor Pedro Albeirice da Rocha como convidado especial.
O curso de Pedagogia do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na segunda-feira, 22, via Google Meet, uma roda de conversa com o tema “A importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores”, com o professor Pedro Albeirice da Rocha, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) - Câmpus Araguaína. Rocha tem mestrados em Literatura Brasileira e em Linguística Espanhola e é doutor em Teoria da Literatura.
A ação faz parte das atividades da disciplina Literatura Infantojuvenil, do 5º período, ministrada pela professora especialista Rosana Quadros Santos Leite, que mediou a roda de converas. O encontro contou com também com a participação dos acadêmicos do 1º período de Pedagogia, acadêmicos do curso de Letras, bem como da comunidade a externa.
Segundo a professora Rosana, “a roda de conversa trouxe uma contribuição grandiosa para formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia. O professor apresentou contexto histórico sobre a trajetória da literatura infantojuvenil, trazendo sugestões de como incentivar o hábito de leitura e sugestão de livros e filmes para tal temática”.
Para o diretor do câmpus, Sérgio Mendes Anchieta, que se considera um amante da leitura, a realização do evento virtual foi importante e muito acertada, "da escolha do tema à metodologia utilizada pelo professor doutor Pedro Albeirice, abordando a importância da literatura infantojuvenil para a formação de jovens leitores, citando os grandes clássicos, os grandes autores e trazendo luz à obra de Monteiro Lobato, um dos maiores, se não o maior, escritor do gênero no Brasil”.
“A palestra trouxe uma contribuição riquíssima para a formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia, pois tiveram a oportunidade de ouvir o professor doutor Pedro Albeirice, que elucidou sobre a importância de diversas leituras para a formação do leitor. Sabemos que a leitura é uma fonte maravilhosa e inesgotável de conhecimento, além de ser extremamente importante para o desenvolvimento do intelecto. É o caminho mais curto para adquirir qualquer conhecimento. Agradeço ao palestrante por também mencionar o nome do professor Adelmar Borges, meu pai, que é um dos escritores que se destaca em Araguatins com suas poesias encantadoras”, afirmou a assessora pedagógica e pedagoga do Nape/Câmpus Araguatins, Ana Irene Carneiro Borges.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Aquenubia Gonçalves da Silva, destacou a forma com que o palestrante conduziu sua explanação. "Posso afirmar que os acadêmicos, nosso público alvo, saíram com outro pensamento em relação à leitura e como organizar para fazer uma leitura de qualidade. Ações como esta são significativas para a formação de professores. A literatura infantojuvenil é parte integrante da ação pedagógica do docente para formação integral da criança”, completou.