PROJETO DE EXTENSÃO
Será realizada na manhã dessa quarta-feira, 20, das 7 às 11 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Araguatins, mais uma ação do projeto de Extensão “A melhoria da Vida do Idoso por Meio da Música e Dança”. O evento, com o tema “Alegria de Viver: Show de talentos da Maturidade”, é realizado pelo Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em parceria com o Cras do Centro de Convivência de Araguatins.
Segundo a coordenadora do projeto de Extensão, professora Silvanis Borges, o objetivo é utilizar a música e a dança como instrumentos de promoção social e integração, bem como oportunizar a intergeracionalidade entre idosos e acadêmicos Unitins. A organização do evento também conta com a participação das professoras Vera Lúcia Andrade e Miliana Augusta Pereira Sampaio.
Na ocasião, Silvanis ministra a palestra “Cantar é Bom, mas Dançar é Fundamental”. Na programação consta samba, xote, forró e danças típicas como lindô (música folclórica maranhense) e carimbó (música folclórica paraense), músicas instrumentais com viola, violão e sanfona, além de poesia e esquetes.
“Com esse show de talentos pretendemos trabalhar a intergeracionalidade por meio de manifestações artísticas como danças, músicas, dramatizações, e declamações. Estamos preparando com muita alegria esse show que é uma das ações propostas no cronograma do projeto institucionalizado pela universidade. Vejo que essa ação é de grande importância para os idosos e acadêmicos. Essa mistura de gerações é uma experiência incrível, com as apresentações as pessoas de diferentes idades vibram juntas, se emocionam juntas e, melhor, tem a oportunidade de conhecer um pouquinho a história um do outro”, destacou Silvanis.
Os participantes do evento recebem certificação de quatro (4) horas. Para participar, o interessado deve se inscrever aqui.