CURSO DE LETRAS
A palestra foi ministrada pelo professor mestre José Carlos de Freitas, sob a mediação da professora especialista Soraima Alves Moreira Ferreira.
O curso de Letras do Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou na última segunda-feira, 15, uma videoconferência via Google Meet, com a participação dos discentes e docentes do colegiado de Letras para discutir a Educação no Pensamento Filosófico Ocidental, ministrada pelo professor mestre José Carlos de Freitas (UnirG), sob a mediação da professora especialista Soraima Alves Moreira Ferreira. Soraima leciona as disciplinas Fundamentos Sociológicos e Filosóficos da Educação.
A ação é resultado do planejamento do Colegiado de Letras, realizado de 9 a 12 de fevereiro, no qual vários professores planejaram ações para fortalecer as atividades já desenvolvidas no Plano de Ensino, incluindo as ações de grande relevância para os discentes, egressos e comunidade externa. O objetivo é fomentar o processo de formação dos acadêmicos do curso de Letras.
Participaram do encontro o coordenador do curso de Letras, professor mestre Victor Fernandes Borges; a assessora pedagógica, professora Ana Irene Carneiro Borges Lucena; a professora doutora Luama Socio; a professora especialista Raiane Silva Martins Oliveira; e o professor doutor Luiz Antônio de Oliveira, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com seus alunos de iniciação científica e mestrado.
José Carlos reforçou os agradecimentos pelo convite da professora Soraima que também é sua colega do Programa de Mestrado e Doutorado da UFT/Araguaína. Ele frisou que teve a grata satisfação de retornar à Unitins para essa videoconferência, e que a Unitins foi a responsável por sua vinda para o Tocantins, em 2002. Desde 2007, leciona Filosofia na UnirG.
Na videoconferência, explica o coordenador de Letras, Victor Fernandes, “o professor José Carlos abordou numa linha histórica, o trato do tema Educação em filósofos pilares do pensamento ocidental, desde Sócrates aos atuais. O palestrante se preocupou mais em fornecer caminhos de leitura do que discutir um filósofo específico, entretanto, não deixou de relacionar a variedade de teses com fatos atuais”.
Para a professora Luama Socio, “a palestra trouxe uma contribuição riquíssima à formação dos acadêmicos de Letras. O professor apresentou um panorama conciso e completo do encadeamento histórico do pensamento filosófico que dá base a todas as teorias pedagógicas e didáticas do nosso sistema educacional na atualidade. Além do panorama histórico, o professor indicou as relações do tema com as diferentes áreas do conhecimento”.