INTERAÇÃO E DEBATES
Aconteceu no último dia 18, no Câmpus Augustinópolis, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a primeira etapa da Formação Continuada com o título Metodologias Ativas: saberes e práticas para uma aprendizagem significativa.
O encontro começou com a mensagem de boas-vindas da diretora do câmpus, professora doutoranda Gisele Padilha, acompanhada pelas coordenadoras de curso Ana Paula Monteiro (Ciências Contábeis), Hanary Tavares (Enfermagem) e Sarah Coelho (Direito) e pela coordenadora pedagógica Maria Lúcia Paulino.
A gestora destacou a importância do encontro, sendo o de impactar na prática pedagógica dos docentes, para dar mais qualidade ao trabalho que os professores realizam. “Está nas mãos desse profissional o perfil do nosso acadêmico, isto é, a qualidade do acadêmico formado pela Unitins, depende da qualidade da orientação intelectual que este teve acesso durante sua formação em nível superior”, acrescentou.
O encontro foi ministrado pela professora mestre Miliana Augusta Sampaio, atuante na docência do ensino superior há mais de 15 anos, com trabalho reconhecido, vinculada ao Câmpus Araguatins.
O planejar precisa ser fundamentado e colocado em prática, considerando o perfil desse acadêmico, suas necessidades e potencialidades, explorar e valorizar seus conhecimentos prévios, seu conhecimento de mundo, fundamentou a professora palestrante.
A coordenadora pedagógica destacou a importância da parceria junto aos professores. “Precisamos oferecer momentos de interação e debates sobre a qualidade do trabalho que oferecemos, a estratégia da aula faz alcançar nosso objetivo maior, que é o de consolidar as expectativas dos acadêmicos sobre o trabalho que a Unitins realiza”, disse Maria Lúcia.
Os professores elogiaram imensamente a temática trabalhada e pediram que outros momentos como esse fossem proporcionados, pois atuar na docência superior é sempre um desafio inovador.