PÓS-GRADUAÇÃO
A aula inaugural ocorreu na última sexta-feira, 07, via Google Meet.
Os aprovados no processo seletivo da pós-graduação Lato Sensu em Contabilidade e Direito Tributário participaram da aula inaugural do curso na última sexta-feira, 07, via Google Meet. A pós-graduação é realizada pelo Câmpus Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). A aula inaugural foi ministrada pela professora mestre Lidiane dos Santos Silva, docente da disciplina Contabilidade Aplicada à Gestão Estratégica da Empresa.
A aula inaugural contou com a participação do reitor Augusto Rezende, da pró-reitora de Graduação da Unitins, Alessandra Ruita Czapski, da diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unitins, Leda Verônica Silva, do coordenador acadêmico da Unitins, Caio Monteiro Melo, da diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, da coordenadora do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Augustinópolis, Ana Paula Monteiro, da coordenadora do curso de Direito/Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho, e do coordenador adjunto do curso de pós-graduação em Contabilidade e Direito Tributário, Irineu Valoeis.
O reitor Augusto Rezende deu as boas-vindas aos professores e alunos do curso e ressaltou a importância da pós-graduação com tema atual e que acompanha o mercado de trabalho da Contabilidade e do Direito. “Neste mês pudemos realizar duas grandes aberturas de pós-graduações. E essa pós-graduação que une a Contabilidade e o Direito é o modelo do futuro dos escritórios e do mercado. A temática desta disciplina que começa hoje e do curso todo com certeza vai elevar a carreira dos alunos e trazer uma nova experiência na formação profissional. Quero agradecer também a todos os alunos que acreditaram no potencial da Unitins para se qualificar e os professores e profissionais que estão envolvidos nesse curso”, declarou o reitor.
A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, comentou durante sua fala sobre a alegria e o orgulho de realizar a primeira pós-graduação do câmpus. “Participar da primeira aula do curso de pós-graduação em Contabilidade e Direito Tributário é motivo de muito orgulho. Dedicamos nossa gratidão à Reitoria, equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Diretoria de Pós-Graduação da Unitins, que tornaram possível a construção e realização deste projeto. Com este curso, a Unitins possibilitará a formação de profissionais especialistas em Gestão Tributária para atuarem na iniciativa pública e privada, contribuindo na minimização de gastos tributários e na maximização da lucratividade das empresas. É o primeiro curso de pós-graduação a ser iniciado no Câmpus Augustinópolis e oportunizará aos egressos da Unitins e de outras instituições de ensino superior que visam a ampliação dos estudos, um curso de qualidade, que conta com uma equipe de docentes altamente qualificados”.
A turma conta com 31 alunos e o curso tem duração de 16 meses, com carga horária de 400 hora distribuídas em 16 módulos de 25 horas. Na primeira aula da disciplina de Contabilidade Aplicada à Gestão Estratégica da Empresa, a professora estimulou os alunos a perceberem primeiro suas habilidades pessoais e ministrou a primeira aula com ênfase nos conceitos e princípios atuais da Contabilidade.
A Pós-Graduação
A Pós-Graduação Lato Sensu em Contabilidade e Direito Tributário possibilitará a formação de profissionais especialistas em Contabilidade e Direito Tributário para atuarem tanto na iniciativa pública quanto na privada. O curso foi construído observando os conceitos de educação continuada e educação permanente, a legislação vigente para este nível de formação e os aspectos regionais que determinam a demanda de alunos e profissionais.
O curso tem o objetivo de formar profissionais especialistas habilitados a minimizar o impacto tributário e maximizar os lucros das empresas; evitar ações judiciais demoradas e onerosas, além das administrativas, passíveis de multas, interdições e outras sanções que comprometam o bom funcionamento das empresas; propiciar estabilidade econômica e otimizar recursos; tornar as empresas ainda mais competitivas para o atual cenário econômico, que tem exigido uma mudança de postura em todos os segmentos empresariais; identificar as funções da instituição e sua responsabilidade social; conhecer a legislação tributária e as práticas contábeis necessárias para uma gestão tributária de excelência.