Facebook
30/07/2021 - 10h01m

TERCEIRA PESQUISA

Unitins divulga resultado de pesquisa sobre aulas remotas com alunos e docentes dos Câmpus do Bico

Participaram docentes e discentes dos Câmpus Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso.

Unitins divulga resultado da terceira pesquisa sobre aulas remotas com alunos e docentes (Foto: Divulgação)

A Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), acreditando que o caminho para o aperfeiçoamento institucional passa necessariamente por conhecer a percepção de todos os envolvidos nas ações, monitora como efetivamente vem ocorrendo a operacionalização das aulas remotas na Instituição. Nesse sentido, a equipe da DDPI realizou no mês de junho, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada, a terceira avaliação acerca das aulas remotas com os discentes e docentes.

Agora a DDPI disponibiliza o resultado da pesquisa, que contou com a participação de 167 docentes e 1.287 discentes dos Câmpus Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso. 

Para a vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, a “pesquisa aplicada com docentes e discentes sobre o andamento das nossas aulas no primeiro semestre de 2021 é essencial para avançarmos no que deve ser potencializado e/ou alterado para alcançarmos êxito em nosso processo ensino/aprendizagem”. Ela ainda completa que “é um trabalho que vem sendo feito de forma muito criteriosa pela equipe de Formação Continuada da Universidade e que tem beneficiado toda comunidade acadêmica”.

A diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional, professora Arlenes Delabary Spada, destaca que “a Unitins tem observado com atenção as mudanças no cenário educacional, ciente de que intervenções e correções de fluxo são necessárias e importantes. A pesquisa nos demonstra quantitativamente o impacto destas mudanças e nos orienta às correções. Cabe ressaltar aqui a participação discente (52,7%), o que nos ampara na tomada de decisões”.

Já a coordenadora de Formação Continuada, professora Luzinete Moreira de Almeida, explica que “houve um aumento na percepção dos discentes acerca do uso da metodologia adotada pela Unitins (3 momentos), e sua relação em proporcionar aprendizagem dos conteúdos propostos. A pesquisa aplicada em 2020/2 apresentou notas 6 (21,9%) e 8 (20,3%), e na presente pesquisa, apuramos notas 8 para 23,1% e nota 9 para 21,8% dos respondentes”.

Acreditamos que esse resultado positivo advém do amadurecimento de todo o processo que passa, necessariamente, pela capacitação dos docentes, socialização da metodologia, aproximação com o corpo discente e monitoramento constante das ações, objetivando ajustes e alinhamentos em tempo real. Estamos atentos a estes movimentos, incorporando o que há de mais atual em Educação ao nosso fazer diário. Por isso, é imprescindível conhecer a percepção dos nossos discentes e docentes acerca do nosso caminhar rumo ao ensino e aprendizagem com qualidade”, afirmou Luzinete.

Para conhecer o resultado da pesquisa realizada com os docentes, acesse aqui. Já o resultado da pesquisa com o corpo discente da Unitins está disponível aqui.

Foto: Divulgação

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS