1602 INSCRITOS NOS DOIS CÂMPUS DO BICO
Mais de 10 mil pessoas se inscreveram para o Vestibular 2018 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Desses, 4.152 confirmaram suas inscrições mediante pagamento da taxa até a última sexta-feira, 27. Foram 545 inscritos confirmados em Araguatins; 1057 em Augustinópolis; 627 em Dianópolis e 1.923 em Palmas, os dois Câmpus do Bico do Papagaio recebeu ao todo, 1602 inscrições.
Foram 802 inscrições a mais neste processo seletivo, o que significa um aumento de 19,3% com relação ao último vestibular, no ano passado, segundo informações do presidente da Comissão do Vestibular, Paulo Rogério Mascarenhas.
Concorrência preliminar
O curso com a maior concorrência é Direito do Câmpus Palmas, que bateu recorde de inscritos tanto na ampla concorrência (42,86 candidatos por vaga), quanto na cota racial (24,25 por vaga) e para estudantes de escola pública (62,50 inscritos por vaga).
No geral, a concorrência via cota de estudantes oriundos de escola pública é maior em todos os Câmpus e em todos os cursos, se comparada a ampla concorrência e a cota racial. Por exemplo, o curso de Direito do Câmpus Augustinópolis tem na ampla concorrência 26,64 candidatos por vaga, enquanto que na cota de escola pública, a concorrência é de 30,50. Esse é o segundo curso mais concorrido da Unitins neste vestibular.
Da mesma forma, o curso de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis, terceiro mais concorrido. Via ampla concorrência são 15,71 por vaga, enquanto que pela cota para aluno de escola pública concorrem 23,50 candidatos por vaga.
O curso com a menor concorrência entre candidatos por vaga é o de Letras, do Câmpus Araguatins, com 2,36 alunos disputando por vaga na ampla concorrência. O curso também tem a menor concorrência na cota racial (1,0) e entre alunos de escola pública (3,50).
A concorrência definitiva deve ser divulgada nos próximos dias. O presidente da Comissão do Vestibular da Unitins, Paulo Rogério Mascarenhas, explica que a concorrência é considerada preliminar dada a consideração de que a data para pagamento foi até sexta e alguns candidatos podem ter efetuado o pagamento de seus boletos via correspondentes bancários que podem levar até três dias úteis para contabilizar confirmação de pagamento.
“Consideramos muito bom o resultado no número de inscritos confirmados até o momento para este vestibular. Isso é sinal de que a universidade está sendo reconhecida. Tem gente que até hoje pensa que é a Unitins é paga ou que é EAD [Ensino a Distância], por isso é bom frisar que é pública, presencial e gratuita”, declara Paulo Mascarenhas.