BENEFÃCIO
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Câmpus Araguatins, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), enviou 15 computadores para a Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho. O prédio da escola é utilizado durante o dia para aulas do ensino fundamental, e à noite as instalações são cedidas aos alunos dos cursos de Letras e Pedagogia para as aulas da universidade.
As máquinas são uma doação da Organização Não-Governamental (ONG) Programando o Futuro. A ONG atua em projetos de inclusão digital promovendo a apropriação tecnológica das comunidades e é responsável pela revisão dos equipamentos antes da distribuição para garantir seu bom funcionamento. Segundo Maurício da Silva Pereira, diretor de Tecnologia da Informação da Unitins, “os computadores permitem o pleno acesso à internet e edição de documentos, atendendo às demandas dos cursos e auxiliando na execução de suas atividades”.
A inauguração do novo laboratório aconteceu no último dia 3 e, por meio de um acordo, o local ficará disponível para os estudantes da escola três vezes por semana durante o dia, enquanto os outros dois dias serão reservados para alunos da Unitins. No período noturno os computadores ficam exclusivamente à disposição dos acadêmicos durante toda a semana.
Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, o uso compartilhado dos computadores reforça a parceria voltada para o desenvolvimento do ensino em Araguatins. “Agora contaremos com dois laboratórios para os alunos desenvolverem seus trabalhos de pesquisa e aperfeiçoarmos cada vez mais os cursos de Letras e Pedagogia do câmpus, gerando reconhecimento da instituição”, afirma.
A instituição já conta com um laboratório em seu prédio administrativo, localizado ao lado da escola, em que nove computadores são disponibilizados aos alunos. Com a doação, o Câmpus Araguatins contará agora com 24 máquinas. Remy Barbosa Viana, diretor do câmpus, conta que os novos equipamentos são um auxílio a mais que contribui para a produtividade das aulas.