Facebook
08/03/2013 - 09h02m

Unitins participa do lançamento de Frente Parlamentar, em Brasília

Redação

      O reitor da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Joaber Macedo, participou nesta quarta-feira, dia 6, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às IES - Instituições de Ensino Superior Estaduais e Municipais. Reitores de universidades de diversas partes do país se uniram, por meio da Abruem – Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, com objetivo de levar a senadores e deputados federais a “Proposta de Participação do Governo Federal no Financiamento das Universidades Estaduais e Municipais”.
      “A Frente teve uma maciça adesão. Mais de 300 deputados e 40 senadores já manifestaram adesão a essa Frente Parlamentar. Uma das que estava presente no lançamento foi a Professora Dorinha (Deputada Federal)”, contou o reitor Joaber Macedo. Para ele, o lançamento dessa Frente Parlamentar representa a luta das instituições estaduais e municipais por mais apoio da União, no que se refere a soluções e financiamentos vindos do Governo Federal. “Esse trabalho sendo viabilizado, essas instituições poderão ampliar a oferta de ensino superior nos seus estados e interior”, explicou o reitor Joaber Macedo.
      A proposta explicita o sacrifício orçamentário e financeiro dos Estados e Municípios para oferecer educação superior, com objetivo de preencher os vazios da oferta desta modalidade de educação que é de responsabilidade da União. As instituições afirmam que de forma concreta só tem conseguido recursos por projetos específicos elaborados pelas IES, por convênios ou por ação dos membros do Poder Legislativo pela consignação de emendas orçamentárias. Mas a proposta das IES é que recursos advindos da União ocorram de forma sistemática, regular e permanente.
      Para justificar a reivindicação, as IES explicitaram na proposta suas participações na evolução do número de matrículas no ensino superior no Brasil e sua parcela de participação entre as federais e as particulares. Para se ter uma ideia, em 2011, do total de matrículas, 13,15% foram nas universidades federais, 7,76% nas estaduais/municipais e 79,09% nas particulares.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS