A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) realiza nesta segunda feira, 05, à s 19 horas, no auditório do Colégio Lassale, no municÃpio de Augustinópolis, uma Audiência Pública para esclarecimentos e apresentação do cronograma de recepção dos alunos da Faculdade do Bico do Papagaio (Fabic) para as futuras instalações da universidade no municÃpio.
Segundo o reitor, Joaber Divino Macedo, a universidade disponibilizará em Augustinópolis os mesmos cursos que hoje são oferecidos pela Fabic: Ciências Contábeis, Enfermagem, Direito e Tecnologia em Gestão de Agronegócio.A futura transferência, dos 800 alunos da Fabic para a Unitins, será realizada mediante a iniciativa pessoal do estudante que deverá manifestar seu interesse por meio de requerimento.
O objetivo desta ação é oferecer aos acadêmicos da região do Bico do Papagaio o acesso gratuito a formação superior. A Audiência Pública que será realizada em Augustinópolis faz parte do trabalho para a viabilização da expansão da universidade, de acordo com aLei 2.829, que determina a criação de três novos campi universitários em Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.
Na ocasião estarão presentes o reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo; a pró-reitora de graduação da Unitins, Denise Sodré, a professora e membro do Conselho Estadual de Educação, Izabel Cristina Fernandes e Miranda; representantes do Ministério Público Estadual e do MunicÃpio.
Entenda
Com o intuito de disponibilizar o ensino gratuito e de qualidade para as regiões geograficamente mais afastadas dos grandes centros, o ex-governador Siqueira Campos, assinou em 14 de janeiro, deste ano, a medida provisória nº 5, que viabilizava a implantação de três novos Campi da Unitins, nos municÃpios de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.
Com a aprovação da MP pela Assembleia Legislativa do Tocantins, no dia 10 de fevereiro foi divulgado, no Diário Oficial do Estado, o decreto nº 4.981 que instituiu a comissão de estudos para a viabilização e implantação dos novos Campi. E no dia 27 de março foi publicado no Diário Oficial nº 4.095, a Lei 2.829, que criou os campi universitários da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis, no interior do Estado.