SOLENIDADE
Solenidade ocorre na noite desta sexta-feira, 4, e marca iniciação dos acadêmicos na formação profissional de cursos da área da Saúde.
Na noite desta sexta-feira, 4, às 19 horas, os calouros dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Augustinópolis, participarão da Cerimônia do Jaleco, solenidade tradicional nos cursos da área da saúde. A cerimônia ocorrerá no próprio câmpus e será prestigiada pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende; e pelo secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, que representará o governador Wanderlei Barbosa no evento; e pelo secretário de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho. A programação é restrita a convidados.
O coordenador de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Victor Giovaninno, comemora a realização da solenidade com a 2ª Turma de Medicina da Unitins. “É o segundo evento em menos de um ano que vamos realizar para simbolizar o juramento ao jaleco. A vestimenta é o principal instrumento utilizado pelo médico e significa limpeza e cuidado. Esses alunos estarão jurando que serão honestos e exercerão com responsabilidade as suas funções, da melhor maneira que puderem, em todos os locais que prestarem atendimento como UBS [Unidade Básica de Saúde], hospital ou qualquer outro lugar”, explica.
Para o presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Eduardo Pereira, o momento é de muita representatividade. “A Cerimônia do Jaleco é um dia marcante, simboliza o início de uma jornada que foi sonhada por muito tempo. Foi muito especial, também a conexão que a 1ª Turma pôde estabelecer no primeiro evento, houve um momento de muita troca entre os colegas de turma e creio que acontecerá o mesmo com a turma dos calouros”, pontua.
Dos 40 calouros da 2ª Turma de Medicina da Unitins, 15 são tocantinenses, que representam 37,5% do total de acadêmicos, percentual que reforça a política regionalista da universidade, que tem como objetivo oportunizar os estudantes do próprio estado e da região do Bico do Papagaio no acesso ao ensino superior. No curso de Enfermagem, a tendência se repete, desta vez, com 87% do total de alunos sendo naturais do Tocantins. Em números, dos 40 acadêmicos, 35 são do Estado.
Enfermagem
“A cerimônia marca a entrada dos acadêmicos nos cursos de Enfermagem e Medicina, enfatizando a postura ética, humanizada e de responsabilidade dos futuros profissionais da área da saúde com a nossa população”, ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, Hanari Santos.
A líder de turma do 3° período de Enfermagem, Ruthyelle Vieira, também reforça a grandiosidade do momento. “É uma solenidade muito marcante para a maioria dos acadêmicos, pois simboliza o início dessa caminhada no curso, além de se tornar um momento muito importante por compartilharmos com familiares e amigos”, afirma.
Programação
A programação conta ainda com a palestra: A formação na área da Saúde para o Desenvolvimento Regional e do Sistema Único de Saúde, que será ministrada pela especialista em Medicina da Família e Comunidade e Homeopatia, docente da Unitins no curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, médica Adriana Ramos Leite Matalobos.