QUESTIONÃRIO
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI), está realizando uma consulta com acadêmicos e professores sobre as aulas remotas. Dois questionários foram enviados para cada câmpus, Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso, nos e-mails cadastrados de professores e estudantes. O questionário deve ser respondido até sexta-feira, 15.
“A ideia do questionário tanto de discente como docente é fazermos um diagnóstico de como está sendo esse trabalho remoto, em quais condições esse trabalho está sendo realizado. Nossa preocupação, da instituição, devido à pandemia da Covid-19, é entender a percepção dos nossos acadêmicos e professores acerca dessas aulas em atividade remota. Com base nas informações do questionário vamos montar estratégias, buscar ações e saídas coerentes e eficazes para entregar o resultado da melhor forma possível que é foco na qualidade do ensino”, explicou a coordenadora de Formação Continuada, professora Luzinete Almeida.
O questionário aborda questões como o percentual de participação acadêmica nas aulas, como os professores estão desenvolvendo as atividades, a qualidade do serviço de Internet utilizado, quais dificuldades encontradas no uso da plataforma, como está sendo o acompanhamento dos estudantes e o impacto no aprendizado, entre outros temas.
Luzinete explica que já havia sido feito “um levantamento prévio com os coordenadores de curso no qual a principal dificuldade observada, a priori, diz respeito ao acesso à Internet e à plataforma para movimentar essas aulas remotas. É muito importante que todos os professores e estudantes respondam ao questionário, pois, a partir desse diagnóstico completo, vamos trabalhar ações para amenizar o impacto”.