Facebook
02/05/2023 - 18h54m

ESTUDANTES SECUNDARISTAS

Unitins vai disponibilizar bolsas de iniciação científica para estudantes de Augustinópolis

Por Bico 24 Horas

Unitins vai disponibilizar bolsas de iniciação científica para estudantes secundaristas de Augustinópolis.

Reunião ocorreu na Escola Estadual Fazenda Dezesseis, na Zona Rural de Augustinópolis (Foto: Reprodução/Propesp)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) fez um acordo com a Escola Estadual Fazenda Dezesseis, na zona rural do município de Augustinópolis, para a ampliação do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-EM) no ensino médio. A parceria foi firmada na terça-feira passada, 25, em uma reunião entre a Diretoria de Fomento à Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Unitins e a direção da escola.

Até o último ciclo (2022/2023) a Universidade só disponibilizava esse tipo de bolsa para estudantes do ensino médio de Palmas. Neste novo ciclo, que compreende os anos de 2023 e 2024, o incentivo à iniciação científica entre os estudantes secundaristas vai alcançar o Câmpus Augustinópolis. As bolsas são no valor de R$ 300 pagos mensalmente ao longo de 12 meses. Ao todo, serão contemplados cinco alunos de ensino médio.

Os alunos do ensino médio terão a oportunidade de ingressar na iniciação científica ainda na escola, o que contribuirá para a ampliação de conhecimentos, motivando-os a ingressarem nos cursos de graduação da Unitins. Além do mais, a bolsa de estudos funcionará como um motivador a mais para que esses e outros alunos participem ativamente nos projetos”, defendeu a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha.

Os alunos serão orientados por professores do Câmpus Augustinópolis da Unitins, que deverão se inscrever no edital até o dia 11 de maio. Os alunos bolsistas serão escolhidos em seleção interna das escolas de ensino médio. Os detalhes podem ser observados no edital.

"Levamos o edital e discutimos sobre os objetivos centrais do programa, o quantitativo e o valor da bolsa, os alunos que poderão ser contemplados com a bolsa (alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio) e os docentes vinculados à Unitins que irão orientar esse público-alvo. Ficamos animados com a diretora e toda equipe escolar que participou da reunião, pois foram bastante receptivos com essa nova parceria e implantação do programa na escola, que irá oportunizar a inserção dos alunos na pesquisa científica”, explicou a diretora de Fomento à Iniciação Científica, Flávia Gonçalves.

Para a diretora de Pesquisa da Propesp, Evelynne Urzêdo Leão, “levar o programa para a escola, principalmente em outras regiões do Estado, é uma responsabilidade muito grande e também uma oportunidade de melhorar a formação dos alunos do ensino médio. Um dos maiores benefícios deste programa de iniciação científica aos alunos do ensino médio é a aproximação com a Universidade. O aluno bolsista do Pibic-EM pode ter a chance de interagir com o mundo científico para conhecer como são realizadas pesquisas científicas e vislumbrar uma futura formação acadêmica”.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS