Facebook
28/11/2012 - 09h56m

Vacinação contra febre aftosa termina nesta sexta-feira

Redação

      O prazo para vacinar o rebanho contra a febre aftosa se encerra nessa sexta-feira, 30. De acordo com a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, os produtores rurais devem vacinar os bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses declarados em maio. A meta é imunizar cerca de 4,5 milhões de animais nesta etapa, incluindo os municípios da extinta zona tampão – Mateiros, São Felix, Lizarda, Recursolândia, Campos Lindos, Goiatins e Barra do Ouro.

      Desde 1997, o Tocantins não registra nenhum caso de febre aftosa e a partir de 2001, o Estado recebeu reconhecimento internacional pelo combate à doença. Para o diretor de Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pires, a importância da vacinação é, sobretudo, econômica. “Hoje o Estado consegue exportar carne e outros animais vivos e produtos devido a gente estar livre da doença”, ressalta o diretor.

       Apesar de a campanha ter se iniciado em 1º de novembro, os índices de vacinação ainda estão baixos, mas não haverá prorrogação do prazo. Segundo o diretor, as lojas só poderão vender a vacina até o dia 30 de novembro. “O produtor antigamente estava acostumado com a prorrogação do prazo porque se dava por meio de uma portaria do presidente da Adapec. Mas há três anos, o Ministério da Agricultura mudou essa regra e passou ele próprio a assumir essa prorrogação”, comentou Pires.

       O produtor que deixar de vacinar os animais estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. E, ficará impedido de emitir a GTA – Guia de Trânsito Animal.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS