COMPETIÇÃO
A competição deve iniciar em fevereiro. Na primeira fase as equipes se enfrentam em partida única.
Garantido na Copa do Brasil 2023, após conquistar o Campeonato Tocantinense 2022, o Tocantinópolis poderá enfrentar na 1ª fase uma equipe da Série A. No fim do ano passado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os critérios que serão usados no sorteio da 1ª fase, a exemplo das edições passadas, serão 80 equipes divididas em oitos potes, com base no Ranking Nacional de Clubes da CBF. Os potes vão de A a H.
O Tocantinópolis faz parte do pote E e enfrentará nesta 1ª fase um time do pote A. Isso acontece porque o time saiu da posição 146ª para 76ª no ranking atual, devido a um ano de resultados históricos. São 1.069 pontos somados, após uma terceira fase na Copa do Brasil 2022, e quartas de final no Brasileiro da Série D. O sorteio que definirá os confrontos desta 1ª fase deve ser realizado a partir do dia 16 deste mês.
A competição deve iniciar em fevereiro. Na primeira fase as equipes se enfrentam em partida única. O Tocantinópolis joga em casa, no estádio Ribeirão, e precisa vencer para avançar, o empate pertence ao time visitante.
O Tocantinópolis faz parte do pote E, ao lado das seguintes equipes: Campinense, Jacuipense, São Raimundo-RR, Bahia de Feira, Caldense, Atlético de Alagoinhas, ASA, Sergipe e Ceilândia.
Possíveis adversários no pote A: Santos, Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Goiás e Cuiabá.
Veja demais potes
Pote B - Juventude, Vasco, Coritiba, Chapecoense, Avaí, CRB, CSA, Vitória-BA, Vila Nova e Ponte Preta;
Pote C - Sampaio Corrêa, Guarani, Criciúma, Operário-PR, Londrina, Náutico, Remo, Tombense, Brasil-RS e Brusque;
Pote D - ABC, Ituano, Manaus, Volta Redonda, Ypiranga-RS, Ferroviário, Botafogo-PB, Santa Cruz, Brasiliense e América-RN;
Pote F - Trem União Rondonópolis, Real Noroeste, Retrô, Marcílio Dias, Tuna Luso, Fluminense-PI, São Luiz, Nova Iguaçu e Humaitá;
Pote G - São Bernardo, Vitória-ES, Nova Mutum, Pacajus, Tuntum, Caucaia, Real Ariquemes, Maringá, Operário-MS e Marília;
Pote H - Cordino, Parnahyba, Resende, Athletic, Democrata-GV, Camboriú, Águia de Marabá, Falcon, Princesa do Solimões e São Francisco-AC.