Depois de participar da reunião, entre os vereadores e uma comissão do Sindicato de Servidores Públicos de Palmas (Sisemp), na manhã desta quarta-feira, 12, o vereador professor Júnior Geo (PROS) usou a tribuna para manifestar apoio às reivindicações dos servidores da Prefeitura da capital, que é de equiparação salarial de todas as categorias profissionais.
O vereador cobra do Executivo Municipal um reajuste salarial digno para os servidores da capital, já que houve uma majoração na cobrança de impostos e taxas municipais, como o aumento do Imposto Sobre Serviço (ISS), que passou de 3% para 5%, enquanto a gestão concedeu um reajuste de apenas 3,5% para os servidores.
De acordo com informações do vereador Júnior Geo, durante a reunião dos parlamentares com a comissão de servidores, um profissional informou que há 10 anos havia servidor que recebia cerca de 10 salários mÃnimos e atualmente recebe em média quatro salários mÃnimos. “A gestão municipal só se preocupou com a majoração e cobrança de impostos, mas no momento de concede um reajuste para os servidores, o percentual foi inferior à inflação de 2013. Os servidores da Prefeitura de Palmas merecem um salário dignoâ€, defende o vereador.
Na ocasião o presidente do Sisemp, Carlos Augusto informou que existe e precisa ser corrigida a disparidade salarial que tem entre as categorias, já que se trata de trabalhadores que ingressaram no serviço público do municÃpio, no mesmo concurso. “Nós queremos tratamento igualitário, desde a gestão anterior sofremos com essa diferença salarial e a gestão anual precisa se sensibilizar e resolver o problema da melhor forma possÃvelâ€, cobrou Augusto.
Ficou marcada uma reunião para a próxima segunda-feira, 17, às 9h, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão entre uma comissão de servidores e os parlamentares com o secretário da pasta, Francisco Viana, para discutir a questão.
Requerimentos
Durante a sessão desta quarta-feira, também foram aprovados dois requerimentos de autoria do vereador Júnior Geo, o que trata da construção de novas bibliotecas comunitárias e reforma das já existentes no MunicÃpio de Palmas, na região Norte, Taquaralto, Taquari e Taquaruçú. O outro requerimento solicita ao Executivo de Palmas a definição da cor padrão para os veÃculos utilizados como mototáxi no transporte de passageiros, visando garantir mais segurança ao usuário do serviço.