Com o intuito de estimular a organização e o fortalecimento das ações de vigilância sanitária no interior do Tocantins, a Vigilância Sanitária Estadual (Visa) oferece curso de qualificação a fiscais e coordenadores de órgãos sanitários municipais. A capacitação se iniciou no dia 24 e segue até a próxima sexta-feira, 27, no auditório da Visa.
A primeira turma do curso de qualificação é composta por técnicos de 18 municÃpios. Segundo a técnica da Visa Estadual, Izabel Cristina Barroca, participam desta primeira turma os municÃpios contemplados pelo governo federal com incentivo financeiro destinado à organização e fortalecimento do processo de descentralização de ações.
Os municÃpios do Bico do Papagaio contemplados são: Darcinópolis, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e SÃtio Novo do Tocantins.
Segundo a técnica Izabel Cristina, a proposta do curso é qualificar novos fiscais e preparar as vigilâncias municipais para atuar em áreas que desde o inÃcio de 2015 passaram a ter competência de fiscalização e acompanhamento descentralizados, como é o caso das farmácias e as unidades básicas de saúde.
“O curso serve para eles se atualizarem em tudo, desde atuação na área de gestão, incluindo planejamento e monitoramento de ações, até atuação em vistorias e fiscalizações nas áreas de alimentos e de serviços, como academias, salões de beleza, clÃnicas de saúde, escolas, creches, hotéis, pousadas, entre outrosâ€, acrescentou.
Novas turmas
O curso de qualificação oferece novas turmas uma vez por mês. Coordenadores municipais e fiscais sanitários interessados em participar podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 3218-3286 para solicitar informações.