PREPARAÇÃO
O objetivo é tranquilizar as futuras mãezinhas sobre o parto e ambiente hospitalar.
Com o intuito de preparar as gestantes para o momento do parto, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou na segunda-feira, 30, a primeira visita guiada de 2023. O projeto é oferecido às mães e acompanhantes nas maternidades do Estado e proporciona a oportunidade das famílias conhecerem de forma antecipada o local onde terão o parto.
A visita guiada à maternidade serve para explicar à gestante sobre como funciona o ambiente hospitalar, os fluxos de atendimento e equipes de profissionais, mostrando às futuras mamães onde será realizado seu parto, amenizando o estresse, insegurança e ansiedade que surge durante esse período.
No HRAUG, a ação foi realizada por representantes da direção da unidade hospitalar, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Humanização e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Durante a visita, as grávidas conheceram a unidade hospitalar, o trabalho de apoio das doulas e um momento de descontração com escalda pés e massagens relaxantes.
Para a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchôa, “esse projeto é um instrumento importante que serve para dar empoderamento e conhecimento dos direitos e deveres da gestante e do acompanhante na hora do parto, proporcionando a sensação de alívio e quebra de paradigmas que algumas gestantes têm”, disse.
Para a gestante, Samara Sirqueira, a ação permitiu a quebra de paradigmas. “Consegui descobrir não só o que é uma doula, mas vários medos e temores que tinha com relação à maternidade, gestação e parto. É completamente diferente de tudo que eu já havia presenciado quando se falava de maternidade. Ela respeita nossas escolhas e nós dá suporte em um dos momentos, mais vulneráveis da nossa vida: o nascimento de nossos filhos!”.
Agendamento de Visitas
As visitas guiadas são realizadas nas unidades hospitalares do Estado, por meio do trabalho em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS). As gestantes podem solicitar às UBSs onde fazem o pré-natal, que agendem a ida à maternidade de sua referência, para conhecerem.
Atividades realizadas
A arte gestacional consiste na técnica de pintura do ventre materno, também conhecida como ultrassom natural, é uma arte aplicada na barriga de gestantes ou parturientes na qual é representado o bebê em sua localização dentro do útero e outros elementos ligados à gestação, como a placenta, cordão umbilical, figuras.
O escalda-pés pode ser utilizado pela gestante, pois combate pés cansados e diminui edemas de membros inferiores, além de alcançar um nível de relaxamento. Os benefícios da massagem na gravidez incluem a diminuição da dor nas costas e nas pernas, o aumento da hidratação da pele, contribui na prevenção das estrias, melhora a autoestima, diminui o estresse e a ansiedade e contribui até mesmo para o combate a depressão sendo por isso uma boa estratégia natural para melhorar.