Responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins, representantes da Valor da LogÃstica Integrada (VLI) estiveram com o governador Marcelo Miranda, na tarde desta quarta-feira, 29. Na oportunidade, o diretor-presidente Marcello Spinelli reforçou a atuação da empresa no Estado, que atualmente investe em obras de dois TI’s - Terminais Integradores: um em Porto Nacional e outro na cidade de Palmeirante.
“Esses investimentos vão ao encontro da proposta de desenvolvimento que pretendemos para o Tocantinsâ€, disse o governador, ao destacar a importância da empresa para o fortalecimento da economia do Estado. E colocou o Estado como parceiro para demandas pertinentes. “Reconhecemos a proposta diferenciada da empresa para a implantação de uma logÃstica integrada para o Corredor Centro-Norte, o que favorecerá o escoamento dos nossos produtos e também viabilizará novos projetos para o transporte de combustÃveis, celulose e mineraisâ€, destacou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza, a conclusão dessas obras implica em avanços no funcionamento da Ferrovia Norte Sul e “em melhorias no escoamento da produção tocantinense, da nossa soja, dos grãos, produtos industrializados. É um grupo que vem para trazer mais recursos para o Estado, consequentemente gerar mais emprego e melhorar a nossa logÃsticaâ€, ressaltou.
Destacando o grande potencial do Tocantins para o agronegócio, Eudoro Pedroza comentou que o Estado tem condições de aumentar, ainda mais, a produção de soja, considerando apenas as pastagens degradadas. “Hoje temos perto dos seis milhões de pastagens degradadas e só estamos utilizando um pouco mais de um milhão. Então podemos quintuplicar nossa área produtiva, o que seria um aumento significativoâ€, avaliou.
Andamento
Atualmente investindo na implantação de terminais, o diretor presidente Marcello Spinelli explicou que as obras no Tocantins fazem parte de um sistema chamado Corredor Centro-Norte. “Agora estamos na fase da implantação dos terminais. Tem uma obra já em estado avançado em Porto Nacional, outra grande obra em Palmeirante. Isso faz parte de um sistema maior, que chamamos de Centro-Norte, que liga o Estado do Tocantins até o Porto de Itaqui, no Maranhãoâ€, esclareceu.
Conforme Spinelli, todo o corredor tem investimento de R$ 1,4 bilhão. Os terminais, na ordem de R$ 150 milhões, cada. Esse valor não inclui os investimentos em ferrovias, nas vias, nos pátios, vagões e em locomotivas para acomodar toda a produção do Estado.
Conclusão
A previsão da empresa é que as obras sejam entregues até o inÃcio do próximo ano, quando a safra no Estado de 2016 já poderá ser carregada nos novos terminais. “O Tocantins tem uma localização privilegiada, com uma infraestrutura de primeiro mundo e tem tudo para trazer cada vez mais novos investimentos. O que nós estamos fazendo é contribuir para aumentar essa infraestrutura para suportar novos investimentos que venham a acontecerâ€, reforçou Spinelli.
Presença
Acompanharam a reunião, além do secretário Eudoro Pedroza, os secretários Geral de Governo, Herbert Brito; Casa Civil, Télio Leão Ayres; Fazenda, Paulo Afonso; Infraestrutura, Sérgio Leão; e Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros.