EDUCAÇÃO
Governador solicitou à Secretaria de Estado da Educação visita técnica para projeto desestruturação da unidade que é referência de ensino na região sudeste.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou neste sábado, 28, o Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas, na região sudeste do Estado.
Durante a visita à unidade de ensino, o Governador, acompanhado da primeira-dama do Estado, Karinny Sotero, do prefeito de Almas, Wagner Nepomuceno, e outras autoridades, solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) uma vistoria técnica no Colégio Agropecuário de Almas para elaboração de projetos de melhorias no local.
O colégio é uma referência para estudantes de toda a região e, segundo o Governador, precisa de algumas intervenções para proporcionar melhores condições de trabalho ao corpo docente, bem como, comodidade e conforto aos alunos. "Precisamos fazer diversas intervenções, como reformas na quadra de esportes e nas salas de aulas, como climatização das salas, refeitórios e nos alojamentos dos alunos. Já estamos determinando ao gestor da Seduc uma visita técnica para tomarmos as medidas necessárias pra recuperar uma escola tão importante para o sistema de educação do nosso Estado", garantiu o Governador.
A diretora do Colégio Agropecuário de Almas, Luciana Castro de Andrade Linhares Nunes, destacou que a visita do governador Wanderlei Barbosa tem um simbolismo muito grande para a instituição, porque foi possível mostrar as atividades desenvolvidas, as melhorias em curso e os projetos para incrementar a qualificação dos educandos. "Para nós essa vinda do Governador é bastante representativa, pois podemos apresentar um pouco do trabalho que é desenvolvido na escola, nossos projetos e expectativas. Com certeza vai trazer muitas melhorias tanto para os estudantes que são internos de outros municípios, quanto os de Almas. São obras que vão fortalecer a nossa escola", frisou.
Recentemente o Governo do Tocantins entregou equipamentos para instalação da unidade demonstrativa de piscicultura, por meio de parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Colégio Estadual de Tempo Integral Girassol Agropecuário de Almas. Os equipamentos vão permitir a instalação de oito tanques no Complexo de Piscicultura, propiciando, assim, a criação de peixes Redondos, Tilápia e Camarão da Malásia. Outro benefício realizado no Colégio foi a construção de uma cozinha industrial.
O Colégio
O Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Agropecuário de Almas está situado na Chácara Nova Lapa S/N, Setor Primavera.
Oferta o 9º Ano do Ensino Fundamental – Escola de Campo, em Tempo Integral; 1ª, 2ª e 3ª Série do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral da 1 a 3ª Série do Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio em Regime Regular. Cada turma tem capacidade para 35 alunos, e no momento são 177 alunos matriculados.
A unidade de ensino foi inaugurada em 1997 atendendo alunos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e o curso Técnico em Agropecuária.
Foi inaugurada em Regime de Internato, atendendo em média de 80 alunos oriundos de cidades circunvizinhas e zona rural e 120 alunos em Regime Regular, totalizando 200 alunos.
Em 2000, foi extinto o Curso Técnico em Agropecuária, passando desde então a atuar exclusivamente com o Ensino Fundamental Anos Finais, com inclusão em 2003 na parte diversificada, disciplinas na área agrícola, atendendo uma política educacional voltada para o homem do campo. Neste período foi dada prioridade aos alunos vindos da zona rural do município e cidades vizinhas, funcionando como internato masculino e feminino.
Em 2012, a unidade volta a ofertar o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, em Regime de Tempo Integral. Em 2013 chega ao fim o Regime de Internato, permanecendo na escola poucos alunos de outras localidades que já haviam iniciado o curso técnico e que não tinham casa na cidade. Em 2015, o Colégio passa a ofertar também o Curso Técnico em Zootecnia integrado ao Ensino Médio.