TOCANTINS
Eleição teve chapa única.
Na segunda sessão extraordinária desta quarta-feira, 1º, foi realizada a eleição dos cargos da Mesa Diretora para o 2º biênio (2025-2026) da 10ª Legislatura. O deputado Wiston Gomes (PSD) foi eleito 4º secretário na chapa encabeçada por Leo Barbosa (Republicanos) para presidente.
Eleitos em chapa única, o parlamentar e os demais membros da Mesa Diretora vão comandar os trabalhos legislativos da Casa a partir do dia 1º de fevereiro de 2025 até 31 de janeiro de 2027.
Além de Wiston Gomes e Leo Barbosa, o deputado Cleiton Cardoso (Republicanos) foi eleito 1º vice-presidente; a deputada Vanda Monteiro (UB) será a 2ª vice-presidente; o deputado Fabion Gomes (PL) ocupará a 1ª Secretaria. Os parlamentares Eduardo Mantoan (PSDB) e Jair Farias (UB) foram eleitos, respectivamente 2º e 3º secretários, e também compuseram a chapa única.
O rito da eleição foi conduzido pelo novo presidente da Aleto, o deputado Amélio Cayres (Republicanos), logo após a posse dos novos membros da Mesa Diretora para o 1º biênio da 10ª Legislatura.
Os membros da Mesa Diretora e seus respectivos substitutos são eleitos para um mandato de dois anos, na forma estabelecida pela Constituição Estadual, sendo vedada a recondução para qualquer cargo na eleição imediatamente subsequente, dentro da mesma legislatura.
Perfil
Natural de Araguatins, Wiston Gomes é técnico agropecuário e em Gestão Ambiental. Disputou a primeira eleição em 2018, quando alcançou uma suplência. Fundou e presidiu o Sindicato e a Associação dos Servidores da Defesa Agropecuária Sindagro/AFA, liderando lutas em prol dos direitos da categoria e agora foi eleito deputado estadual com 10.704 votos, distribuídos em 137 municípios, defendendo as bandeiras do servidor público e do produtor rural.