TRADIÇÃO
Para o Deputado esta é uma tradição que surgiu junto com estado do Tocantins e precisa ser preservada.
O deputado Wiston Gomes (PSD), participou nesta semana do 8º Encontro de Muladeiros e da 9ª Tropeada de Muladeiros do Norte do Tocantins, eventos voltado para os amantes de montaria e tropeada.
Para o Deputado esta é uma tradição que surgiu junto com estado do Tocantins e precisa ser preservada.
“As tropeadas fazem parte da nossa história, das nossas raízes e surgiram como um meio de transporte. Era por meio dos tropeiros que as mercadorias chegavam nas partes mais remotas do Tocantins, quando aqui ainda era Goiás. Fico feliz de poder participar e rever amigos”, destacou Wiston Gomes.
Sobre as tropeadas
As tropeadas foram um importante meio de transporte de mercadorias e gado no Brasil, especialmente nos séculos XVIII e XIX.
Além do papel econômico, as tropeadas também tiveram um importante papel na formação cultural do Tocantins. Os tropeiros traziam consigo suas histórias, costumes e tradições, que influenciaram a cultura local e ajudaram a criar uma identidade única para a região.
Hoje em dia, as tropeadas já não são mais tão comuns no Tocantins, mas ainda são celebradas em festas e eventos locais, como forma de lembrar e homenagear essa importante parte da história e da cultura tocantinense.
O evento que começou no dia 27 segue até o próximo dia 30 deste mês, percorrendo várias cidades e fazendas da região norte do Tocantins.