A iniciativa de promover o Workshop em Comércio Exterior é da SIC - Secretaria da Indústria e do Comércio, em parceria com a Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, e a IB Consulting. O evento será realizado no dia 30 de outubro em Palmas e as inscrições são gratuitas.
“As ferramentas em debate são um mecanismo para facilitar as exportações e ajudar o empresário a exportar seus produtos de forma clara, rápida e seguraâ€, destaca a especialista em comércio exterior e relações internacionais da SIC, Milena Fernandes. Esta oficina faz parte do Plano Nacional de Cultura Exportadora e é mais uma ferramenta neste processo de exportação.
Para o secretário da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia, esta oficina é mais uma oportunidade oferecida pelo Governo do Estado e parceiros para capacitar e orientar o empresário tocantinense na área de exportação. “Os principais produtos de exportação tocantinenses hoje são, basicamente, carne bovina e soja, mas o objetivo do Governo é aumentar é diversificar essa gama e por isto quanto mais os empresários recebem capacitação, maiores as possibilidades de que as exportações do Estado aumentemâ€, destaca Massuia.
A oficina será realizada durante todo o dia 30 de outubro, no IB Consulting, Conveniada FGV no Tocantins, localizada na quadra 208 Sul, alameda 10, Esq. com av. LO 05, Lote HM 04 M. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail: [email protected]. As fichas devem conter nome completo, telefone, endereço e nome da empresa ou instituição que o participante representa. Podem se inscrever agentes e prestadores de serviços em comércio exterior ou empresários interessados em expandir seus negócios.
Entre as ferramentas em debate nesta oficina estão:
Radar Comercial: é um instrumento de consulta e análise de dados (data mining) relativos ao comércio exterior, que tem como principal objetivo auxiliar na seleção de mercados e produtos que apresentam maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras.
Alice Web: foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatÃsticos das exportações e importações brasileiras.
Vitrine do Exportador: é uma iniciativa do governo federal com o objetivo de divulgar na web as empresas brasileiras e seus produtos no mercado internacional. A proposta de criação de nova versão da Vitrine do Exportador visa não só oferecer uma ferramenta poderosa de comunicação, mas também buscar interagir as diversas ações desenvolvidas por órgãos governamentais nesta área, de forma a potencializar e aglutinar esforços no sentido de proporcionar maior visibilidade aos exportadores brasileiros.
Plano Nacional da Cultura Exportadora
A Rodada de Consultoria em Mercado Externo é a terceira atividade do PNCE – Plano Nacional da Cultura Exportadora realizada no Tocantins. Implantado no Estado por meio da SIC, o plano foi lançado nacionalmente no dia 22 de agosto, em BrasÃlia (DF), pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, Fernando Pimentel, durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico – Consedic.