Facebook
09/10/2017 - 14h42m

EM ARAGUATINS

Workshop sobre ICMS Ecológico 2017 orientará gestores do Bico

Redação

Municípios do Bico do Papagaio participarão do Workshop ICMS Ecológico 2017

Municípios biquenses podem participar do Workshop ICMS Ecológico 2017, promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), para receberem orientações sobre programa de incentivo fiscal, além de conhecerem oportunidades, procedimentos e a documentação necessária à participação no benefício. O encontro ocorrerá em Araguatins no dia, 19 de outubro.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, incentiva os gestores a participarem do encontro. “O ICMS Ecológico é uma importante fonte de recurso para os Municípios, além de promover a consciência e prática de ações ecológicas e sustentáveis. Em alguns Municípios, o ICMS Ecológico ultrapassa os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)”, destaca.

Encontros regionalizados
No próximo dia, 19, está prevista a realização do Workshop para os municípios da região do Bico do Papagaio, em Araguatins, ( na Câmara Municipal), para atender cerca de outros 24 municípios.

ICMS Ecológico

Implantado no Tocantins, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Ecológico) é uma importante e útil ferramenta para os gestores municipais que desejam e precisam aumentar a arrecadação junto ao executivo estadual. Referente ao ICMS Ecológico, é repassado mensalmente aos municípios 13% do total deste imposto arrecadado pelo Estado. O repasse, no entanto, deve seguir alguns critérios definidos na Constituição Federal e nas Constituições Estaduais. Os critérios para determinação de qual valor deverá ser repassado aos municípios podem variar de acordo com o Estado em questão.

O imposto é um benefício que os municípios recebem por terem realizado ações na área ambiental. Trata-se de uma política pública que incentiva os municípios a atuarem também na gestão do meio ambiente. E o Tocantins possui a política de ICMS Ecológico mais inovadora do País, pois envolve além de critérios como saneamento básico e unidades de conservação, outros como a política municipal de meio ambiente. Terras indígenas e conservação e manejo de solos também fazem parte dos critérios para o repasse do ICMS Ecológico no Tocantins.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS