EM ARAGUATINS
Municípios biquenses podem participar do Workshop ICMS Ecológico 2017, promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), para receberem orientações sobre programa de incentivo fiscal, além de conhecerem oportunidades, procedimentos e a documentação necessária à participação no benefício. O encontro ocorrerá em Araguatins no dia, 19 de outubro.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, incentiva os gestores a participarem do encontro. “O ICMS Ecológico é uma importante fonte de recurso para os Municípios, além de promover a consciência e prática de ações ecológicas e sustentáveis. Em alguns Municípios, o ICMS Ecológico ultrapassa os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)”, destaca.
Encontros regionalizados
No próximo dia, 19, está prevista a realização do Workshop para os municípios da região do Bico do Papagaio, em Araguatins, ( na Câmara Municipal), para atender cerca de outros 24 municípios.
ICMS Ecológico
Implantado no Tocantins, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Ecológico) é uma importante e útil ferramenta para os gestores municipais que desejam e precisam aumentar a arrecadação junto ao executivo estadual. Referente ao ICMS Ecológico, é repassado mensalmente aos municípios 13% do total deste imposto arrecadado pelo Estado. O repasse, no entanto, deve seguir alguns critérios definidos na Constituição Federal e nas Constituições Estaduais. Os critérios para determinação de qual valor deverá ser repassado aos municípios podem variar de acordo com o Estado em questão.
O imposto é um benefício que os municípios recebem por terem realizado ações na área ambiental. Trata-se de uma política pública que incentiva os municípios a atuarem também na gestão do meio ambiente. E o Tocantins possui a política de ICMS Ecológico mais inovadora do País, pois envolve além de critérios como saneamento básico e unidades de conservação, outros como a política municipal de meio ambiente. Terras indígenas e conservação e manejo de solos também fazem parte dos critérios para o repasse do ICMS Ecológico no Tocantins.