O vereador professor Júnior Geo (PROS) ingressou na última terça-feira, 12, com uma ação popular na Justiça pedindo que seja anulado o processo de contratação de funcionários públicos para exercerem cargos na Secretaria de Educação. Segundo o vereador, o pedido da Ação Popular se deu em virtude da contratação irregular desses funcionários para substituir os servidores da rede municipal de educação que estão em greve desde o dia 5.
O Ãndice de Confiança do Empresário do Comércio, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC em parceria com a Fecomércio Tocantins, subiu 9% em agosto, na comparação anual, ficando em 107,4 pontos. Em 2016, no mesmo perÃodo, o resultado foi de 98,5 pontos.
Na manhã desta terça-feira, 15, o vereador professor Júnior Geo (PROS) cobrou os direitos dos servidores municipais que estão desde janeiro deste ano sem receber seus direitos trabalhistas, como, as progressões, as titularidades, os retroativos e data base conforme institui o plano de carreira.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) se prepara para realizar o seu segundo encontro estadual nesta segunda-feira, 14, na Assembleia Legislativa. O presidente regional da legenda, senador AtaÃdes Oliveira, garantiu que vai filiar mais de 20 prefeitos no evento, sendo que sete deles devem sair do Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla comandada pelo antigo aliado e prefeito de Palmas, Carlos Amastha. Entre os novos tucanos estará o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, que formalizou nesta sexta-feira, 11, sua saÃda do PSB. A programação ainda vai contar com a presença do badalado prefeito de São Paulo e presidenciável, João Dória (PSDB).
A alta dos preços dos combustÃveis em Palmas no último mês foi discutida pelo vereador professor Júnior Geo (PROS) na sessão ordinária da última quarta-feira, 9, da Câmara Municipal de Palmas. Segundo o parlamentar, a alteração do valor que estava a R$ 2,99 no último mês para R$ 3,99 atualmente configura cobrança abusiva, tendo em vista que ao atravessar a ponte para Luzimangues, se encontra um valor claramente inferior.
O Tribunal de Justiça (TJTO) julgou, na sessão judicial desta quinta-feira, 3, a denúncia que acusa o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, de ter cometido os crimes de injúria e difamação contra um procurador municipal.
O vereador professor Júnior Geo (PROS) solicitou na sessão desta quarta-feira, 2, à presidência da Câmara Municipal de Palmas, um cronograma da execução do concurso para disponibilizar à sociedade. Segundo o parlamentar, os interessados em participar precisam ter acesso a essas informações para que se preparem adequadamente e tenham conhecimento dos prazos para cada etapa.
Na primeira sessão ordinária deste semestre, realizada nesta terça-feira, 1, o Vereador Professor Júnior Geo (PROS) questionou os valores disponÃveis ao Executivo para realização de obras, a má gestão do dinheiro público e a falta de transparências. A preocupação se deu pela obra do Shopping a Céu Aberto iniciada na Avenida Tocantins, em Taquaralto, que tem levantado questionamentos pelos envolvidos.
Na sessão extraordinária desta terça-feira, 18, o vereador professor Júnior Geo (PROS) votou contra o aumento de 75% da taxa de coleta de lixo e protestou contra os aumentos forçados à sociedade neste ano. Na ocasião, o parlamentar cobrou mais uma vez o cumprimento da Lei Orgânica na Casa de Leis e disse que vai recorrer à justiça contra a forma como ocorreram as sessões, sem considerar a urgência e relevância para votar matérias sem transparência.
Nas discussões da sessão extraordinária da última quarta-feira, 12, o vereador professor Júnior Geo (PROS) cobrou transparência nos projetos do Executivo colocados em votação no recesso parlamentar. Geo pediu que fossem lidos os tÃtulos de cada projeto no momento da votação e que respeitassem a legislação no sentido de dar transparência e considerar a urgência e relevância para os projetos votados em sessões extraordinárias, que para ele, não deveriam ser votados agora.
Alegando descumprimento de cláusulas contratuais, a Secretaria Municipal de Saúde - Semus - rescindiu contrato com a empresa Tocantins Vigilância, responsável pelo serviço de vigilância nas duas Upas e nos dois Caps da Capital, no último dia 30 de junho, porém a empresa só foi notificada, formalmente, nesta terça-feira, dia 11, para a retirada imediata do pessoal que prestava os serviços no órgão. Desde então, as UPAs estão sem segurança.
Representante dos interesses da população e fiscal de ações do Executivo, o vereador professor Júnior Geo (PROS) recomendou diversas alterações na Lei Orgânica do municÃpio de Palmas. Dentre elas estão a obrigatoriedade audiências públicas para temas importantes como meio ambiente, plano diretor e obras que demandem grandes valores financeiros. A instituição dos valores fundamentais e objetivos do municÃpio, o que adequa a Lei Orgânica do MunicÃpio, a Constituição Federal também está entre as mudanças propostas.
O vereador professor Júnior Geo (PROS) faz campanha desde abril nas redes sociais e presencialmente, colhendo assinaturas contra o aumento de 17% da tarifa de ônibus em Palmas. Apesar de o novo valor já ter sido aplicado, segundo Júnior Geo, essa luta irá para a justiça após fortalecer ainda mais o número de assinaturas em conjunto com o vereador Léo Barbosa (SD) que também abraçou a causa.
O vereador professor Júnior Geo (PROS) fez uso da tribuna na sessão extraordinária desta sexta-feira, 23, para cobrar respeito do Executivo em relação às decisões da Câmara Municipal de Palmas e à própria sociedade. A discussão ocorreu após a tentativa de mudança do nome inicialmente votado em 2012 como Escola Municipal de Tempo Integral Osmar Duailibe para uma escola municipal na 1306 sul, ARSE 132. O Executivo apresentou um Projeto de Lei à Casa com a intenção de fixar o novo nome para Colégio Forças no Esporte Almirante Tamandaré.
O vereador professor Júnior Geo (PROS) usou sua fala na sessão extraordinária desta quinta-feira, 22, para questionar pontos preocupantes em um Projeto de Lei sobre a destinação dos resÃduos sólidos na Câmara Municipal de Palmas. O PL autoriza concessão administrativa de serviços para organização da destinação do lixo entre municÃpios do Tocantins, incluindo Palmas e Porto Nacional.
Os cantores Gusttavo Lima e Marrone, da dupla Bruno & Marrone, lançam nesta segunda-feira, 19, um novo bar e restaurante em Palmas: o Coronel"s Grill & Bar.
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 14, o vereador professor Júnior Geo reforçou a importância da doação de sangue. " Hoje é o dia mundial da doação de sangue e quero chamar atenção da sociedade sobre esse assunto. Precisamos reforçar os estoques do hemocentro. O Brasil anda está abaixo da média nacional. Fazendo a nossa parte podemos salvar muitas vidas", destacou Geo.
Durante a sessão que transferiu os poderes Executivo e Legislativo ao distrito Taquaruçu nesta quinta-feira, 01, o vereador professor Júnior Geo destacou alguns assuntos como o aumento da tarifa do transporte coletivo em Palmas, decisão tomada pelo Conselho Municipal de Acessibilidade Mobilidade e Transporte. O professor iniciou um abaixo assinado ainda no mês de março e continua colhendo assinaturas virtuais e presenciais contra o aumento de 17% na tarifa da capital.
Após recolher as assinaturas obrigatórias para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a aplicação de recursos do Instituto de Previdência Social do municÃpio de Palmas (Previpalmas), o vereador professor Júnior Geo cobrou, nesta quarta-feira, 31, celeridade na aprovação da CPI do Previpalmas. "As assinaturas já foram recolhidas, mas a criação dessa CPI ainda não foi colocada em pauta. Peço que a presidência desta Casa de Leis dê prioridade para esse assunto, já que fomos eleitos vereadores para fiscalizar a aplicação de recursos públicos", destacou Geo. O vereador relembrou que os "mais de 500 milhões que se encontram no Instituto são dos servidores, e não da prefeitura".
O vereador professor Júnior Geo aproveitou a audiência pública de prestação de contas da saúde nesta terça-feira, 30, para questionar a falta de cumprimento da carga horária dos médicos em centros de saúde. "Em meio a outros compromissos, estes profissionais não têm disponibilidade para cumprir sua jornada de trabalho junto ao municÃpio", explicou.
O Corpo de Bombeiros realiza buscas por Francisco Nogueira Lima, de 68 anos, mais conhecido como professor Nogueira. Ele é farmacêutico em Gurupi, e foi vereador por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal da cidade. Francisco desapareceu no lago de Palmas, na manhã deste sábado, 27, por volta das 11h30.
Na sessão ordinária desta terça-feira, 23, o vereador professor Júnior Geo rebateu a justificativa do Executivo para a falta de funcionamento das câmeras que monitoram o trânsito de Palmas. "Nos deparamos com muitas mortes por acidentes de trânsito no último final de semana. Depois assistimos os representantes do Executivo tentando justificar falhas nas câmeras de monitoramento. Não vemos blitz educativas fora das campanhas nacionais e a multas permanecem", explicou o vereador.
Atuante como fiscal da aplicação dos recursos públicos municipais, o vereador professor Júnior Geo (PROS) cobrou a execução do asfalto das quadras 1003 e 1103 Sul. A ordem de serviços para pavimentação dessas quadras foi assinada pelo Executivo no dia 28 de abril. Dessa forma, as obras tinham prazo de cinco dias úteis para iniciar.
"Venho a esta tribuna lembrar de um Projeto de Lei de minha autoria que considera a segunda semana do mês de maio como a da Semana Municipal da Doação de Leite Materno", advertiu o vereador professor Junior Geo (PROS) durante a sessão desta quarta-feira, 10. O objetivo da Semana Municipal da Doação de Leite Materno é conscientizar a população palmense sobre a importância do aleitamento materno, principalmente para bebês que nasceram prematuros e com baixo peso.
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 04, o vereador professor Junior Geo (PROS) reforçou a necessidade da aprovação do Projeto de Lei que obriga a identificação para prestadores de serviço de segurança em eventos e shows de Palmas. "Essa identificação é importante pois em momentos de tumulto e abuso de força fÃsica, estes profissionais precisam ser identificados para que a empresa possa ser responsabilizada", argumentou.
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 03, o vereador professor Junior Geo (PROS) apreciou o passo dado pelo Executivo para resolver o problema do endereçamento da capital. "Não estou aqui para definir ou afirmar se sou favorável à permanência do novo endereço ou antigo. Estou aqui para elogiar o primeiro passo dado para definir esse problema. Quanto mais tempo demorasse essa definição, mais população teria prejuÃzos financeiros", explicou.
Está ocorrendo nesta terça-feira, 2, a audiência de instrução e julgamento de 5 acusados de terem assassinado o jornalista Francisco Mateus da Silva Júnior em setembro do ano passado. Bráulio Breendon Gonçalves Alencar, Thiago Cruz Alencar, Ronie Von Pereira da Silva, Jackeline Cleia Araújo Dutra e Jaqueline Ferreira Gomes teriam participado do crime.
O vereador professor Júnior Geo manteve seu posicionamento contra os aumentos de tributos na Câmara Municipal de Palmas. Os projetos foram discutidos na sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa de Leis para a última quarta-feira, 26, com rejeição no caso da taxa de coleta de lixo e aprovação na Iluminação Pública, todos com o voto contrário de Júnior Geo.
Apresentado na sessão desta terça-feira, 25, o requerimento de autoria do vereador professor Júnior Geo destaca a autorização e realização de atos pelo Executivo Municipal sem análises do Conselho Municipal de Previdência, órgão deliberativo máximo da instituição. A requisição considera ainda, diversos atos considerados ilÃcitos e apresenta documentação anexa.
Não vejo a necessidade de criação de bancadas de segmentos religiosos na Câmara Municipal de Palmas. Fomos eleitos para representar a sociedade, independente de religião", afirmou Geo.