Reivindicando mais segurança nas unidades e agências dos Correios em todo o Estado, o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Tocantins (Sintect-TO), convocou paralisação por tempo indeterminado nas unidades que sofreram com a ação de bandidos. A entidade também orienta que os trabalhadores que foram assaltados estejam juntos na greve. O objetivo, de acordo com o secretário-geral do Sintect, José Aparecido Rufino é chamar a atenção da empresa para a questão da falta de segurança.
Marcelo Miranda assegurou que a Superintendência tem, no governo do Estado, um aliado para trabalhar pelo desenvolvimento do setor.
O quadro "Iluminados" do programa do Faustão, transmitido pela Rede Globo, chega a sua reta final neste domingo, 14 de agosto. O cantor Filipe Labre, que já vem de outras participações no quadro, estará na disputa.
Reunido com os servidores efetivos da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira, 04, o presidente da Casa, deputado Osires Damaso (PSC), anunciou que o pagamento da data base da categoria, que deveria ter sido paga na folha de junho, será depositado em setembro. Damaso lembrou o corte que fez este ano nos gabinetes dos deputados, destacando que foi um esforço para adequar as contas do Poder Legislativo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Participam da reunião, a sociedade civil organizada e instituições governamentais como o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Tocantins (FETAET), Instituto Mangaba, Associação do Povoado Mumbuca - Jalapão, Associação da Reserva Extrativista do Extremo Norte (Arent), Associação Regional das Mulheres Rurais do Bico do Papagaio, Memorial Raimunda Gomes da Silva (Mercoscip), dentre outras.
O Governo do Tocantins por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão gerido pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), capacitará profissionalmente mais de mil pessoas apenas no segundo semestre de 2016. Os cursos são do Programa de Orientação Profissional e de Carreira (POPC) e já estão com as inscrições abertas nos oito municÃpios tocantinenses que possuem unidades do Sine: Araguatins, AraguaÃna, Dianópolis, GuaraÃ, Gurupi, Palmas, ParaÃso do Tocantins e Porto Nacional.
A edição desta terça-feira, 2, do Jornal do Tocantins, destaca a redução de gastos com diárias dos poderes Executivo e Legislativo do Estado, de 2013 a 2015. No entanto, a publicação não separou as duas instituições que compõem o Poder Legislativo, ou seja, a Assembleia e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e atribuiu exclusivamente à Casa de Leis valores gastos conjuntamente com o Tribunal que, portanto, foram ainda menores.
Quem também foi beneficiada com as ações do Governo do Estado na área da Saúde foi a população da região do Bico do Papagaio, com a entrega de parte da reforma e ampliação da estrutura do Hospital Regional de Augustinópolis (HRA). Um investimento de R$ 4.917.938,13 que está oferecendo mais qualidade no atendimento aos moradores de 25 municÃpios do Tocantins que são referenciados pela unidade, além da região sul do estado do Pará.
Foram beneficiados produtores dos municÃpios de Araguatins, Augustinópolis, Cachoeirinha, São Bento, Gurupi, Peixe, Palmeirópolis, Colmeia, Jaú do Tocantins, Santa Fé, Aragominas, Pau D"Arco, Piraquê, Araguaçu, Taguatinga, GuaraÃ, Combinado, Arraias, Marianópolis, Fátima, Porto Nacional, Divinópolis, Dois Irmãos, Santa Tereza, ParaÃso, Nova Rosalândia e Dueré.
O governador Marcelo Miranda recebe na manhã desta segunda-feira, 25, às 11 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. Em pauta, assuntos relacionados à Educação no Tocantins, incluindo a liberação de recursos para a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A diretora de Pecuária da Seagro, Erika Jardim, destaca que o Tocantins produz em média 325 milhões de litros de leite bovino por ano e o Programa de Melhoria da Qualidade Genética tem como meta, para este ano, inseminar mais de 2.500 matrizes. No primeiro semestre, já foram executados mais de 250 protocolos, nos municÃpios de Luzinópolis, Cachoeirinha, São Bento, Angico, Santa Terezinha, Nazaré, Palmas e Santa Rosa.
O Tribunal de Contas vai avaliar polÃticas públicas de gestores municipais por meio do Ãndice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM/TO), o qual será traçado pelo Tribunal de Contas do Tocantins por meio de questionários.
O Tocantins deu um verdadeiro salto na área de saneamento nesses 18 meses da nova gestão, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), que leva benefÃcios a todas as regiões do Estado e alcança milhares de cidadãos. No Bico do Papagaio, por exemplo, os investimentos contemplam a área de extensão de rede de água e a perfuração de novos poços artesianos, enquanto que, no sudeste, os avanços são marcados pela instalação de mais de 70% das cisternas e pela construção de pequenas barragens, matando a sede de quase 30 mil pessoas. Ao final, o Programa Ãgua Para Todos atenderá quase 60 mil pessoas em todo o Estado.
Na região sul do Estado, no Posto Fiscal de Talismã, foi realizada abordagem a um veÃculo e localizada uma pistola Taurus calibre 380, 10 munições intactas calibre 12, dois carregadores e 35 munições calibre 380. O autor foi conduzido para a Central de Flagrantes de Alvorada para os procedimentos cabÃveis. Em Axixá do Tocantins, a PM apreendeu uma espingarda calibre 36, 12 munições calibre 22, além de dinheiro em espécie. Em Tocantinópolis foi apreendida uma espingarda e 22 munições. Na Capital foram apreendidas quatro armas de fogo, 14 quilos de entorpecentes e um laboratório de refinamento de drogas foi desarticulado.
"A indústria do turismo ganha mais um reforço com a implantação do Conselho Empresarial de Turismo [Cetur]". A afirmação foi feita pelo governador Marcelo Miranda, durante a solenidade de posse dos conselheiros da entidade na noite dessa quarta-feira, 6. InstituÃdo pela Fecomércio do Tocantins no mês de abril, a instituição objetiva contribuir com soluções para os gargalos do setor de Turismo propondo novas ações.
As ações de defesa agropecuária do Tocantins ganharam reforço com a assinatura do Termo Aditivo de um convênio celebrado entre o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que visa a reestruturação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) no Estado.
​O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (PSC), foi homenageado pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) no fim da tarde desta terça-feira, 5, com a comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. A honraria foi entregue ao parlamentar e a outras 52 pessoas como um reconhecimento de serviços prestados para a área da defesa civil em solenidade realizada no pátio do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Capital.
Com o objetivo de fortalecer as ações de defesa agropecuária no estado do Tocantins, o governador Marcelo Miranda assina nesta quarta-feira, 6, 10 horas, no gabinete do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o terceiro Termo Aditivo de convênio firmado entre Governo do Tocantins e o Governo Federal.
O governador Marcelo Miranda participará nesta terça-feira, 5, às 16h30, da solenidade de entrega de medalhas e condecorações aos agraciados civis e militares pelo Corpo de Bombeiros. A solenidade será realizada no pátio do 1° Batalhão de Bombeiros Militar. Na ocasião, ele entregará viaturas e inaugurará o Centro de Manutenção de viaturas e Equipamentos de Bombeiros.
Um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Tocantins e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), assinado na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, pelo secretário de Estado da Fazenda, Edson Ronaldo Nascimento; e pela presidente da TRE, desembargadora Ângela Prudente, vai viabilizar a troca de informações econômico-fiscais ou eleitorais entre os poderes Executivo e Judiciário.
Após ter destinado emenda parlamentar no valor de R$ 1.400 milhão para a compra de equipamentos no Hospital Geral de Palmas (HGP), a deputada federal Dulce Miranda, primeira-dama do Estado, conseguiu a liberação da verba no Ministério da Saúde. O Governo Federal liberou o recurso, que é proveniente de emenda individual da deputada ao orçamento da União de 2015, nesta segunda-feira, 27, através da ordem bancária número 2016OB824987.
O governador Marcelo Miranda recebeu na manhã desta terça-feira, 28, o secretário executivo da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros, e o executivo da Aquagen/Aquabel Ricardo Neurkischner. Eles vieram ao Tocantins tratar com o governador sobre a viabilidade da produção da espécie de peixe chamada de tilápia e a implantação de um centro de melhoramento genético no Estado.
A coordenadora da atenção básica de Maurilândia, Gleisiane Ribeiro, que participa do curso, falou sobre o acompanhamento nutricional realizado no municÃpio. "A implantação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional iniciou há bastante tempo, e fazemos o acompanhamento diário na unidade. Esta ação foi fundamental principalmente para descobrirmos nosso público que estava desnutrido, nós tÃnhamos muitas crianças desnutridas. Nosso perfil é mais de baixo peso, por ser uma comunidade carente e a maioria dos usuários do bolsa famÃlia"comentou ela, completando que são realizadas "feiras e oficinas, principalmente para as mães saberem como manipular alimentos, reaproveitar, e utilizar alimentos regionais que muitas vezes não tem costume de comer".
A deputada federal Dulce Miranda, primeira-dama do Tocantins, apresentou o seu relatório, nesta terça-feira, 21, pela aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 3170/2015, de autoria do deputado Diego Garcia (PHS - PR), na Comissão de Seguridade Social e FamÃlia (CSSF) da Câmara dos Deputados. O PL requer mais atenção ao processo de amamentação, o que vai levar a maior humanização no processo pós-parto tornando obrigatório o acompanhamento ao processo de amamentação pelas unidades de saúde que prestam atenção à s gestantes. Diversos parlamentares parabenizaram a deputada Dulce pelo seu relatório.
A oficialização do acordo entre estados e União foi anunciado, oficialmente, no fim da tarde desta segunda-feira, 20, pelo presidente interino, Michel Temer. O acordo é resultado de cerca de quatro meses de negociações dos estados com o governo federal, buscando com a União alternativas para conseguir uma folga nos caixas. Todos os estados do paÃs enfrentam dificuldades para manter as contas em dia.
O governador Marcelo Miranda começa a semana em BrasÃlia (DF) para reuniões com o ministro da Fazenda, Henrique Meireles; e o presidente interino, Michel Temer. Governadores e vices de 18 estados participam dos encontros para, mais uma vez, pressionarem o governo federal para a aprovação da medida provisória que autoriza os estados a renegociarem as dÃvidas da União.
Após exames, o ex-governador Siqueira Campos foi diagnosticado na manhã de hoje com uma pneumonia no pulmão direito. Segundo informações da assessoria de comunicação, Siqueira já está recebendo medicação e precisará ficar internado por até 7 dias. A internação continuará sendo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para ficar isolado e não ficar exposto a uma nova infecção, Siqueira também não poderá receber visitas.
O ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos está internado em uma unidade de tratamento intensivo (UTI), em um hospital particular de Palmas-TO.
Multa diária de 100 mil reais até o limite de 5 milhões de reais é o que a empresa Pipes Empreendimentos Ltda pagará, a partir da data de intimação, caso descumpra decisão do Judiciário do Tocantins desta quinta-feira, dia 16, que suspende imediatamente a cobrança de tarifa por passageiros dos veÃculos que fazem uso de suas balsas nas travessias dos Rios Tocantins e Araguaia. Esta é uma vitória dos órgãos de defesa do consumidor, iniciada pelo Procon Tocantins após denúncias de usuários. O órgão autuou a Pipes pela cobrança dupla, após fiscalização e em consonância com posicionamento da AgênciaNacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O ministro informou que o projeto será mantido, mas haverá adequações na estrutura, devido à realidade econômica que o paÃs vive.