"É com orgulho e honra que nós apresentamos a senadora Kátia Abreu como nossa candidata a vice-presidente da República com o nosso companheiro Ciro Gomes". Assim o presidente nacional do PDT (Partido Democrático Trabalhista), Carlos Lupi, abriu nesta segunda-feira (6) o evento de oficialização da chapa de Ciro Gomes e Kátia Abreu, na sede do partido, em Brasilia.
O candidato ao Governo, Carlos Amastha do PSB desistiu de ser candidato ao Governo. Ele confirmou a informação á Gazeta do Cerrado na manhã de hoje. "Não conseguimos aglutinar as chapas proporcionais", disse.
O ex-governador Siqueira Campos (DEM) afirmou em seu discurso durante a convenção do PHS, neste sábado, 4, que escolheu por aclamação o governador Mauro Carlesse como candidato à reeleição e o próprio Siqueira Campos e o deputado federal César Halum (PRB) candidatos ao Senado, que vai trabalhar duro pelo fortalecimento da economia do Estado, para proporcionar melhores condições de trabalho, remuneração e renda aos tocantinenses.
O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) oficializou neste sábado (4) a candidatura de Mauro Carlesse como governador do Tocantins. A decisão foi tomada na convenção estadual, realizada em Palmas.
O Democratas confirmou em convenção realizada na manhã deste sábado, 4, a candidatura do ex-governador Siqueira Campos ao Senado. Aprovou também as candidaturas da deputada federal Professora Dorinha, presidente regional do partido, e do deputado federal Carlos Gaguim à reeleição, do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, também à reeleição, e candidatos e candidatas a deputado estadual.
O Progressistas confirmou neste sábado, 04, durante sua Convenção em Palmas, o apoio a chapa majoritária composta por Mauro Carlesse (PHS) ao Governo e César Halum (PRB) e Siqueira Campos (DEM) ao Senado.
"Estamos tomando uma decisão corajosa. Seria muito fácil seguirmos sozinhos, sem alianças, sozinhos como ocorreu em junho. Mas farÃamos uma campanha bonita e não vencerÃamos a eleição e o povo do Tocantins continuaria sofrendo com uma gestão Estadual perversa, que oprime a população. A coragem dessa decisão é de entender que a força dessas alianças vai nos levar à vitória na eleição e aà sim vamos mudar definitivamente a vida do povo tocantinense. Temos que tomar decisões corajosas para que tenhamos a condição de mudar definitivamente a vida do nosso povo", declarou o ex-juiz e criador da Lei da Ficha Limpa, Márlon Reis, que teve seu nome homologado em convenção da Rede Sustentabilidade na noite desta sexta-feira (03) para disputar o Governo do Estado na eleição de outubro.
Encerrou nesta sexta-feira (3/8) o prazo para que os eleitores faltosos do 1º turno das Eleições Suplementares apresentassem justificativa de ausência junto ao Cartório Eleitoral. Ao total foram 306.877 abstenções no 1º turno e mais de 350 mil no segundo turno.
A Associação Tocantinense de MunicÃpios (ATM) convoca prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais interessados a estarem em BrasÃlia nos dias 07 e 08 de agosto para a "Mobilização Municipalista - Gestores em BrasÃlia pela aprovação de Pautas Prioritárias", ato que busca avançar projetos relacionados aos pleitos dos MunicÃpios brasileiros e que aguardam apreciação de deputados e senadores. A ação é encabeçada pela Confederação Nacional de MunicÃpios (CNM), entidade que tem como vice-presidente o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, atual presidente da ATM.
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, participou de uma sabatina promovida pela GloboNews nesta quarta-feira (1º).
Os juÃzes auxiliares da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) receberam, na tarde desta segunda-feira (30), representantes da área jurÃdica da plataforma WhatsApp. Participaram da reunião a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e os juÃzes Antiógenes Ferreira e Márcio Gonçalves, o diretor-geral José Machado dos Santos, a secretária Judiciária Regina Bezerra e o assessor jurÃdico Thiago Balduino.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, disse nesta quinta (26) que o tribunal será inflexÃvel com candidatos ficha-suja que pretendem disputar as eleições de outubro. Segundo o ministro, quem estiver inelegÃvel pela Lei da Ficha Limpa "está fora do jogo democrático".
O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou, nesta terça-feira, 24, inquérito civil público a fim de investigar os gastos efetuados pelos deputados estaduais no que se refere à utilização da Cota de Despesa de Atividade Parlamentar (Codap). No inquérito, será apurado se a execução dos custos obedeceu aos princÃpios constitucionais da legalidade, da legitimidade e da economicidade, que devem orientar a administração pública.
Entre os dias 17 a 20 de julho eleitores e partidos têm importantes prazos para serem cumpridos dentro do calendário eleitoral para as Eleições Gerais de 2018, que serão realizadas no dia 7 de outubro.
A presidente da Assembleia, Luana Ribeiro (PSDB), deu posse na tarde desta segunda-feira, 9, aos deputados Stalin Bucar (PR) e Solange Duailibe (PT), que ocuparam as vagas deixadas pelos ex-deputados Mauro Carlesse (PHS) e Wanderlei Barbosa (PHS), eleitos governador e vice, respectivamente, nas eleições suplementares.
Teve inÃcio agora a pouco, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), a cerimônia de diplomação do governador eleitor para o mandato tampão, Mauro Carlesse e seu vice, Wanderlei Barbosa, ambos do Partido PHS, com duração até 31 de dezembro.
Na visão do secretário de Comunicação do Estado do Tocantins, João Neto, o marketing não é propaganda nem tampouco comunicação, e sim uma caixa de ferramentas, que inclui propaganda, pesquisa, publicidade, distribuição, etc. Com essa concepção, o gestor da Comunicação Institucional do governo esteve à frente do marketing polÃtico do governador eleito para o mandato-tampão, Mauro Carlesse (PHS).
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizará, na próxima segunda-feira, 9, às 9 horas, a cerimônia de diplomação dos eleitos a governador e vice-governador do estado do Tocantins na Eleição Suplementar.
A Câmara Municipal de Palmas realizou na manhã desta quinta-feira, 28, sessão ordinária para eleger os próximos integrantes da Mesa Diretora que tomarão posse em 1º de janeiro de 2019. Na ocasião, o vereador professor Júnior Geo (PROS) foi eleito como 3º secretário.
A comissão especial dos Agrotóxicos da Câmara dos Deputados conseguiu aprovar na segunda-feira (25) um projeto de lei que modifica as regras para o uso e fiscalização de agrotóxicos no Brasil. No entanto, segundo O Globo, o que chamou a atenção durante os debates foi outra coisa.
O segundo turno da eleição suplementar ao governo do Estado, realizado no último domingo, dia 24, foi o tema dos pronunciamentos parlamentares na sessão desta terça-feira, 26. Deputados da base do governador eleito, Mauro Carlesse (PHS), evitaram o tom triunfalista e comemoraram a vitória com discrição.
O ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral, aceitou pedidos feitos pela defesa de Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lelis (PV) e enviou o processo que levou à cassação do ex-governador e da vice para análise do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi divulgada nesta terça-feira (26), dois dias após Mauro Carlesse ser eleito para o mandato-tampão do estado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade a candidatura de Wanderlei Barbosa como vice na chapa de Mauro Carlesse (PHS). O julgamento foi na tarde desta segunda-feira (25). O deputado estava com a candidatura sendo questionada por não ter cumprido o prazo mÃnimo de filiação partidária para a Eleição Suplementar.
Com com 368.553 dos votos válidos (75,14%), o governador interino do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), foi eleito em segundo turno como novo governador do Tocantins, em eleições suplementares realizadas neste domingo (24). O senador Vicentinho Alves (PR) ficou em segundo lugar, com 121.908 dos votos válidos (24,86%).
A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e a TV Jovem/Record Tocantins divulgaram nesta quinta-feira (21) a pesquisa de intenção de voto para a eleição suplementar do Tocantins encomendada ao Instituto VETOR. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro máximo estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A Justiça Eleitoral determinou nesta sexta-feira, 22, que sejam retiradas do ar inserções da coligação do candidato Vicentinho Alves (PR) que fazem referência a reportagens publicadas no portal UOL e na revista Isto É. Determinou também a busca e apreensão dos documentos que comprovam a divulgação de material apócrifo contra o governador interino e candidato ao Governo, Mauro Carlesse (PHS).
A Justiça Eleitoral acatou mais uma representação movida pela coligação Governo de Atitude, do candidato a governador na eleição suplementar Mauro Carlesse, contra o candidato Vicentinho Alves por veiculação de propaganda irregular em redes sociais, de "conteúdos ofensivos e mentirosos". Esta já é a segunda decisão favorável a Carlesse publicada pela Justiça nesta terça-feira, 19, na tentativa de combater a estratégia recorrente de Vicentinho de usar sua propaganda eleitoral para, deliberadamente, fazer ataques a Carlesse, contrariando a legislação.
A Justiça Eleitoral determinou liminarmente nesta terça-feira, 19, a suspensão de propaganda eleitoral do candidato Vicentinho Alves, no rádio e na TV, por utilizar-se de fato inverÃdico, de forma injuriosa, caluniosa e difamatória contra o secretário de Estado da Infraestrutura, Claudemir Aparecido Quaresmim. Na inserção,Vicentinho atribui ao secretário supostas ações penais no Estado de São Paulo por adulteração de combustÃveis.
De acordo com a resolução 405, do calendário eleitoral, nenhum eleitor do Tocantins poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, a partir desta terça-feira, 19. O segundo turno para as Eleições Suplementares acontece neste domingo, 24, nos 139 municÃpios. Serão disponibilizadas 4.998 urnas, distribuÃdas em 3.718 seções de votação. Os portões serão abertos à s 8 horas e fecham à s 17 horas.
Um áudio que tem circulado no WhatsApp reforça um dos boatos mais comuns em ano de eleição: o de que o pleito é cancelado caso mais da metade dos eleitores não compareçam à s urnas. A mensagem tem como "gancho" a eleição suplementar para governador no Tocantins, no inÃcio deste mês, e cita uma série de dados e informações falsas.