Após a cassação do governador do estado, uma eleição suplementar foi instituÃda pelo TRE para levar à s urnas os candidatos ao executivo estadual. O momento reflete novamente uma grande instabilidade polÃtica e econômica que atinge diretamente o setor do comércio e serviços, por isso, o Instituto Fecomércio encomendou uma pesquisa ao IBOPE para elencar a intenção de votos dos eleitores do estado, levando em consideração os candidatos registrados no órgão responsável. Os questionários foram aplicados entre os dias 5 e 7 de maio, em 38 munÃcipios.
Com a mudança de entendimento sobre o foro privilegiado, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta terça-feira, 8, para a Justiça do Tocantins, o inquérito 3611 contra os deputados federais César Halum (PRB) e Carlos Gaguim (DEM).
O candidato a governador nas eleições suplementares de 3 de junho, Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude, prossegue sua agenda de visitas aos órgãos públicos, em Palmas. Nesta terça-feira, 8, Carlesse visitou o quartel do Comando Geral da PolÃcia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Alegria, entusiasmo e confiança. Foi nesse clima que jovens tocantinenses receberam a candidata ao Governo do Estado, Kátia Abreu, em Palmas.
AraguaÃna presenciou neste sábado, 5 de maio, um dos mais importantes atos polÃticos de sua história. As principais forças polÃticas do municÃpio se uniram em torno do governador interino Mauro Carlesse, candidato ao governo nas eleições de 3 de junho. Em coletiva à imprensa em um hotel da cidade, o prefeito Ronaldo Dimas oficializou seu apoio a Carlesse ao lado de Valuar Barros, Valderez Castelo Branco, Olyntho Neto, Lázaro Botelho, César Halum e Luana Ribeiro, lÃderes que agora formam uma união jamais vista em AraguaÃna em prol de um candidato a Governador.
A Caravana 18, do candidato ao Governador do Tocantins Márlon Reis (Rede) visitou o Norte do Estado neste final de semana. Fez visitas em AraguaÃna, reuniu-se com moradores de Araguanã e Bielândia. Nesta terça-feira, a Caravana 18 segue para Wanderlândia.
Recomeçará na terça-feira, dia 1º, em Figueirópolis (263 km de Palmas), a "Caravana da Verdadeira Mudança", que tem o ex-prefeito da capital Carlos Amastha (PSB) como candidato a governador do Tocantins na eleição suplementar de 3 de junho. "Apesar da ausência do amigo Júnior [Coimbra], o que muito nos entristece, precisamos retomar o nosso trabalho de apresentar propostas e discutir as soluções para o Tocantins para virarmos a página desse momento do Estado, que era o objetivo dele também", afirmou Amastha.
Saúde, Segurança, Educação e Juventude foram os assuntos conversados em uma reunião entre Kátia Abreu, candidata a governadora pela coligação Reconstruindo o Tocantins, e lÃderes comunitários do setor Bela Vista, em Palmas. O vereador na Capital, Waldson da Agesp, abriu o encontro enaltecendo a capacidade e o preparo que Kátia tem para governar o Tocantins.
Na manhã desta quinta-feira, 26, a candidata ao governo do estado, Kátia Abreu (PDT), acompanhada do coordenador da campanha na capital, o pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro, Raul Filho (PSD), reuniu sua equipe de campanha eleitoral que está atuando no campo em todas as regiões do Tocantins, para discutir estratégias de trabalho. O encontrou ocorreu na residência da candidata, em Palmas.
A Coligação Reconstruindo o Tocantins composta pelos partidos PDT, PSD, PEM, PSC e Avante terá o ex-prefeito de Palmas Raul Filho (PSD) como coordenador de campanha da candidata ao governo do estado Kátia Abreu na capital.
Após a segunda audiência pública destinada a debater o projeto de transposição do Rio Tocantins para a bacia do Rio São Francisco, a senadora Kátia Abreu (PDT-TO) afirmou que apresentará relatório contrário à proposta. Segundo a parlamentar, falta embasamento técnico para justificar a obra, que custaria mais de R$ 5,2 bilhões e poderia colocar em risco o maior rio do estado.
Um dos encaminhamentos dado durante a reunião da prefeita Cinthia Ribeiro com a bancada Federal do Tocantins, ocorrida nesta terça-feira, 24, em BrasÃlia, foi a possibilidade de emenda de bancada, conjunta, para financiar projetos de maior porte para a Capital. Os parlamentares concordam que ao invés de propor emendas individuais e pontuais, todos coloquem recursos em um único projeto, atendendo assim uma necessidade de maior interesse.
Após anúncio do vereador de AraguaÃna, Wagner Enoque (PSB), como possÃvel candidato a vice-governador de Amastha, gerou uma verdadeira "recarga de ânimos" nos eleitores da região norte do estado, mais precisamente no Bico do Papagaio, como uma possÃvel salvação após a composição de Amastha com o Partido dos Trabalhadores (PT).
Após a convenção do PDT, que referendou a candidatura da senadora Kátia Abreu ao governo, ela reuniu, em sua residência, mais de 400 lideranças polÃticas de todas as regiões do estado que vieram declarar apoio a sua candidatura. O encontro ocorrido na noite de domingo, 22, também contou com a presença dos principais lÃderes dos partidos que apoiam sua candidatura, a exemplo do PEN, Avante, PSD, PDT e PSL. Na ocasião, Kátia Abreu anunciou o candidato a vice da chapa: o empresário Marco Antônio Costa.
Após intervenção do PT Nacional, Célio Moura deixa de ser o vice de Amastha na chapa para governo do estado. A sigla vai apoiar a senadora Kátia Abreu (PDT). Diante disso, a vaga de vice na chapa do PSB ficou em aberto e deve ser escolhida ainda hoje.
Já está nas mãos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o aditamento no processo que trata sobre a petição do governador cassado Marcelo Miranda (MDB) e sua vice, Claudia Lelis. O documento foi protocolado na sexta-feira passada, 23, pelo advogado Antônio Glaucius de Moraes. Mendes é o relator do processo.
Neste final de semana, 7 partidos lançaram candidatos a governador do Tocantins para a eleição suplementar que será realizada em 3 de junho. As chapas precisam ser registradas nesta segunda-feira, 23, no Tribunal Regional Eleitoral e ainda dependem da aprovação do TRE para ter validade.
A pré-candidata ao governo do estado, Kátia Abreu (PDT) interrompeu sua agenda de visita aos municÃpios do Bico do Papagaio para promover à convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no domingo, 22, em Palmas. Ela cumpriria agenda até sábado na região, mas em função da eleição suplementar os compromissos foram cancelados. A convenção ocorrerá na sede do partido, localizado na Av. LO 3, Quadra 208 Sul, Lote 8, Sala 5, das 14h à s 18h.
Após a aprovação da Resolução 405, que trata do calendário eleitoral para as Eleições Suplementares para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins, inicia a partir desta sexta-feira, 20, o prazo para que entidades ou empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas à s eleições ou possÃveis candidatos, para conhecimento público, registrem, na Justiça Eleitoral, as informações previstas em lei e em instruções expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento é todo informatizado e pode ser realizado no site do TRE-TO.
O PSB (Partido Socialista Brasileiro) no Tocantins definiu a data da convenção que oficializará o nome do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, como candidato ao governo do Estado na eleição suplementar do dia 3 de junho. Será domingo, dia 22, no Espaço Cultural, a partir das 17h, data limite estipulada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a realização das reuniões partidárias. "Será uma verdadeira festa popular. Teremos a participação de representantes de vários segmentos da sociedade civil, da comunidade de Palmas e do interior", disse Amastha. Representantes de partidos aliados também estarão presentes.
Em nota enviada à imprensa logo após a decisão proferida na noite desta terça-feira, 17, pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que declarou desprovidos os embargos declaratórios, Marcelo Miranda (MDB) informou que "acatarei a ordem da corte e que minha defesa recorrerá dessa decisão para restabelecer a verdade e a justiça neste caso".
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram por unanimidade os embargos de declaração do governador cassado do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB) e da vice-governadora Cláudia Lélis (PV) nesta terça-feira, 17. O julgamento durou menos de dois minutos. Miranda será forçado a sair novamente do governo do Tocantins.
No final da noite desta quarta-feira, 11, o Tribunal Superior Eleitora (TSE) retirou da pauta a análise dos embargos de declaração - recurso - apresentados pelo governador Marcelo Miranda (MDB) e pela vice-governadora Claudia Lelis (PV) contra a decisão do próprio TSE que cassou seus mandatos no último dia 22.
O senador e pré-candidato AtaÃdes Oliveira (PSDB) protagonizou mais um barraco durante uma audiência pública para discutir o Sistema S, na Comissão de Finanças e Tributação, no Senado.
O ex-presidente LuÃs Inácio Lula da Silva já passou as primeiras 24 horas preso na Superintendência da PolÃcia Federal, em Curitiba. No primeiro dia, o petista tomou café com pão, assistiu ao jogo do Corinthians e dormiu em uma cela adaptada, de cerca de 15 metros quadrados.
No perÃodo de 16 a 18 de abril, a Assembleia Legislativa do Tocantins, por intermédio da Escola Legislativa, realiza o seminário sobre Planejamento, Orçamento e PolÃticas Públicas. Destinado à capacitação de vereadores tocantinenses e seus assessores, o evento visa a transmitir conhecimentos sobre os mecanismos de elaboração, execução e controle do planejamento governamental, assim como a fiscalização e a aplicação eficiente dos recursos públicos.
Em pré-campanha, o Advogado Rodolfo Alexandre Santos, nesta sexta-feira, 6, se filiou no Partido Popular Socialista (PPS), para concorrer nas eleições de outubro a uma das vagas na Assembleia Legislativa.
O recurso feito pela defesa de Marcelo Miranda (MDB) foi aceito pelo ministro Gilmar Mendes, no Supremo Tribunal Federal (TSE). O documento foi emitido na manhã nesta sexta-feira (6) e permite que o polÃtico volte ao cargo até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) termine de julgar os recursos dele no processo em que foi cassado por captação irregular de recursos.
Os deputados Rocha Miranda (sem partido) e Wanderley Barbosa (SD) se filiam ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) na manhã desta sexta-feira, 6, em solenidade a ser realizada no auditório da Assembleia Legislativa.
Foi encaminhado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa à Comissão de Finanças na manhã desta quarta-feira, dia 4, Decreto do Executivo que promove contingenciamento de R$ 24.910.630,00.