Cumprindo agenda neste sábado, 16, na região sudeste do Tocantins, o candidato pela coligação Governo de Atitude, Mauro Carlesse, reafirmou seu compromisso com os municÃpios tocantinenses e disse que a vitória no próximo dia 24 será por um Tocantins livre da inoperância e contra os perseguidores. "PoderÃamos estar fazendo muito mais pelos municÃpios, mesmo como governador interino, mas estamos impedidos no momento, por culpa de nosso adversário. Só que esse atraso vai acabar no próximo dia 24, com a nossa vitória consagradora".
O governador interino e candidato ao Governo do Estado na eleição suplementar, Mauro Carlesse, foi recebido na noite desta quinta-feira, 14, pelos moradores da Quadra 706 Sul, em Palmas, numa grande reunião organizada pelo vereador Rogério Freitas. Esta foi mais uma oportunidade para os palmenses ouvirem as propostas e reforçarem seu apoio ao candidato da coligação Governo de Atitude neste segundo turno.
O ex-governador do Estado, Sandoval Cardoso, foi condenado por crime de peculato, acusado de utilizar notas frias para se apropriar de R$ 244.885,15 oriundos da Cota de Despesa de Atividade Parlamentar (Codap) quando, enquanto deputado estadual, presidiu a Assembleia Legislativa do Tocantins (AL). A informação é do Ministério Público Estadual (MPE-TO), responsável pela denúncia.
A pesquisa Correio do Povo, única a acertar a Ãntegra do resultado do primeiro turno das eleições suplementares realizadas dia 3 de junho, no Tocantins, retornou à s urnas para aferir a intenção de voto do eleitor no segundo turno, que tem como candidatos a governador, Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves, do PR. Além da pesquisa estimulada, também foram realizadas questões espontânea e de rejeição.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) proibiu na manhã desta quarta-feira, 13, divulgação de parte da pesquisa eleitoral registrada sob a responsabilidade Instituto IDEP Brasil, que seria publicada nesta quinta-feira, 14, e que estava coletando dados informando "erroneamente" aos eleitores sobre a filiação partidária de Mauro Carlesse. A justiça entendeu a dubiedade no caráter da pesquisa, o que poderia prejudicar Carlesse, e em contrapartida, favorecer Vicentinho.
A Justiça Eleitoral determinou neste sábado, 9, a retirada de mais uma inserção do candidato Vicentinho Alves, na TV e no rádio. Na sexta-feira, 8, a Justiça já havia suspendido outra inserção por "injúria e armação de publicidade". Desta vez, o senador distorceu informações divulgadas na imprensa, se utilizando de adjetivos que tentam incutir no telespectador/eleitor imagem negativa ao governador interino e candidato ao Governo do Estado, Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude.
A noite da última quinta-feira, 6, foi de muita animação e criatividade com a apresentação do grupo de quadrilha profissional Pizada da Butina, no Teatro Fernanda Montenegro. O tema abordado pela equipe foi "Guerreiro do Giz - Um verdadeiro Herói Brasileiro", assunto que será tratado pelo grupo para homenagear os professores. Na ocasião, estavam presentes profissionais da área de diversas instituições do municÃpio.
A campanha de Mauro Carlesse ao governo do Estado, coligação Governo de Atitude, segue recebendo novos apoios para este segundo turno das eleições suplementares. Nesta quinta-feira, 7, através de uma articulação do deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM), os vereadores da Capital, Laudecy Coimbra, viúva do ex-deputado e coordenador da campanha de Carlos Amastha, Júnior Coimbra, e Rogério Freitas, que no primeiro turno apoiou Kátia Abreu, também declararam apoio ao projeto de estabilidade do Tocantins.
Um vÃdeo da coligação "É a Vez dos Tocantinenses", endereçado aos eleitores do candidatado Márlon Reis (Rede), circulou nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (6) e causou polêmica no cenário polÃtico do 2º turno da eleição suplementar no Tocantins.
Na manhã desta quarta-feira, 6, o vereador professor Júnior Geo usou a tribuna para destacar a importância da valorização dos professores municipais de Palmas. Na ocasião, Geo pontuou que somente por meio da educação é possÃvel levar a sociedade um conhecimento crÃtico e à formação de opinião para que o voto seja consciente.
O governador interino e candidato mais votado do primeiro turno nestas eleições suplementares, Mauro Carlesse, coligação Governo de Atitude, reforçou que pretende seguir realizando uma campanha limpa, sem ataques aos adversários e respeitando o eleitor tocantinense. Carlesse defendeu que uma campanha sem ataques reforça a estabilidade que o cidadão tocantinense deseja.
O governador interino e candidato ao Governo do Estado no segundo turno das eleições complementares, Mauro Carlesse, recebeu na manhã desta terça-feira, 5, o apoio de mais nove prefeitos. Pertencentes a várias siglas, eles apoiaram, no primeiro turno, os candidatos Vicentinho Alves e Kátia Abreu. Junto com os gestores municipais vieram também vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças polÃticas.
O governador interino e candidato nesta eleição suplementar, Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude, reiterou nessa segunda-feira seus agradecimentos aos eleitores tocantinenses pelo voto de confiança que garantiram sua passagem em primeiro lugar para o segundo turno. Carlesse obteve 174.275 votos, correspondente a 30,31% dos votos válidos.
No Bico do Papagaio, apenas os municÃpios correspondente a 11ª ZE Itaguatins: Axixá do Tocantins, Maurilândia do Tocantins, São Miguel do Tocantins e SÃtio Novo do Tocantins que não entrou na Lei Seca.
Carlesse é candidato mais lembrado e o menos rejeitado pelos eleitores. Foi o que revelou a realizada pelo Vetor Assessoria e Pesquisas, de Cuiabá (MT), encomendada pela Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) em parceria com a Record Tocantins, divulgada nesta sexta-feira, 1º, a dos dias da eleição suplementar.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade aprovar todas as candidaturas apresentadas para o Governo do Tocantins na eleição suplementar do próximo domingo (3). O TSE decidiu flexibilizar os prazos, inclusive os de filiação partidária e os de desincompatibilização, quando um polÃtico deixa um cargo eletivo para concorrer a outro.
O ministro TarcÃsio Vieira de Carvalho Neto negou seguimento ao recurso da candidata ao governo Kátia Abreu, contra a o registro da candidatura de Mauro Carlesse nesta eleição suplementar. A decisão publicada no inÃcio da noite desta segunda-feira, 28, encerra o processo e não irá nem a julgamento pelo plenário. Com isso, a candidatura de Mauro Carlesse ao Governo do Estado não detém mais nenhum questionamento e está confirmada pelo TSE.
A Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), em BrasÃlia, se manifestou, favorável à candidatura do governador interino e candidato ao Governo do Tocantins na eleição de 3 de junho, Mauro Carlesse. O parecer foi emitido na última quinta-feira, 24, mas só foi divulgado nesta segunda-feira, 28. O registro da candidatura de Carlesse foi questionado pela coligação "Reconstruindo o Tocantins", da senadora Kátia Abreu, sob alegação de que a coligação de Carlesse, Governo de Atitude, teria protocolado o pedido de registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) fora do horário regulamentar - 19 horas.
AraguaÃna, Babaçulândia, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha, Nazaré, Cachoeirinha e Angico receberam a comitiva do governador interino e candidato ao Governo do Estado, Mauro Carlesse, na sexta e no sábado, 25 e 26. O candidato caminhou com lideranças e apoiadores mostrando força na corrida eleitoral de 3 de junho. A caminhada em AraguaÃna foi um marco na história polÃtica da cidade. Lado a lado com Carlesse estavam as maiores lideranças do municÃpio: o prefeito Ronaldo Dimas, os deputados federais Lázaro Botelho e César Halum, os deputados estaduais Olyntho Neto, Luana Ribeiro e Valderez Castelo Branco, além de ex-prefeitos e vereadores.
O governador interino e candidato ao Governo do Estado na eleição suplementar Mauro Carlesse (PHS) vem conquistando importantes apoios na região de AraguaÃna. Nesta quinta-feira, 24, a ex-prefeita de Xambioá, Silvia Machado, do PSD, e a maioria dos membros da Câmara Municipal aderiram à campanha da coligação Governo de Atitude.
O Ministério Público Eleitoral emitiu, nesta quinta-feira, 24 de maio, parecer contrário à candidatura de Márlon Reis (Rede) ao cargo de governador do Tocantins na eleição suplementar de 3 de junho. O parecer, de 12 páginas, é assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, e será uma das peças do julgamento do registro de candidatura previsto para o dia 29 de maio no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu parecer contrário ao registro de candidatura da senadora Kátia Abreu (PDT) ao cargo de governador do Estado na Eleição Suplementar que será realizada no próximo dia 3 de junho.
Outros dois recursos feitos contra a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice Cláudia Lelis (PV) foram negados pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os pedidos era para suspender os efeitos da cassação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi a mesma dada pelo ministro em um outro pedido negado na semana passada.
O trabalho da Justiça Eleitoral do Tocantins para a realização das Eleições segue cumprindo os prazos e resoluções previstas. Nesta última quarta-feira, 23, novas etapas foram concluÃdas, 100% das urnas eletrônicas que serão usadas na votação já foram entregues à s 33 Zonas Eleitorais do Estado. Além disso, os servidores da sede também já estão dando apoio aos cartórios. A partir de agora, técnicos e servidores já estão autorizados a realizarem as cerimônias de Geração de MÃdias e de Carga e Lacração de Urnas, para as Eleições Suplementares.
Depois de mais de dois meses afastada das atividades parlamentares, a deputada Amália Santana (PT) retornou ao plenário da Assembleia Legislativa na sessão vespertina desta terça-feira, dia 22.
Em decisão no final da manhã deste domingo, dia 20, a Justiça Eleitoral mandou a senadora-candidata Kátia Abreu retirar do seu Facebook propaganda de autopromoção ilegal. A senadora desrespeitou a lei e utilizou o mecanismo de impulsionamento de postagem com vÃdeo sem constar informações indispensáveis previstas na legislação como o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa JurÃdica) ou CPF (Cadastro de pessoas FÃsicas) do responsável pela postagem, além da ausência do termo "propaganda eleitoral", que é obrigatório.
A prefeita de GuaraÃ, Lires Ferneda (PSDB), e o ex-prefeito Genésio Ferneda, organizaram uma monumental carreata e grandioso comÃcio nesta quinta-feira, 17, para declarar oficialmente apoio à candidatura de Vicentinho Alves (PR) ao governo do estado no dia 3 de junho.
Foi publicada na noite desta quarta-feira, 16, a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, indeferindo o pedido de liminar de Marcelo Miranda e Cláudia Lélis para tentarem voltar aos seus cargos e governador e vice, respectivamente
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) aprovou por unanimidade na manhã desta quarta-feira, 16, o registro de candidaturas de Mauro Carlesse ao Governo do Estado e de Wanderlei Barbosa para Vice-governador, pela coligação Governo de Atitude, formada pelos partidos PHS, DEM, PRB, PP, PPS, PTC e PMN.
A exoneração de mais de três mil servidores pelo governador interino Mauro Carlesse (PHS) foi tema de debate entre deputados na sessão desta terça-feira, dia 15.