No comando da sessão vespertina desta quarta-feira, 21, o segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Toinho Andrade (PSD), avocou processo que pode vedar a participação de deputados estaduais no Conselho Estadual de Saúde. O ato foi solicitado pelo parlamentar José Bonifácio (PR) a pedido do conselho, que alegou risco de perda de recursos.
Na manhã desta quarta-feira, 21, o vereador professor Júnior Geo (PROS) solicitou à Câmara Municipal de Palmas a realização de uma audiência pública para discutir com a sociedade, especialistas e entidades sobre o abastecimento de água no municÃpio de Palmas.
Após ser submetida a duas cirurgias, a deputada estadual Amália Santana (PT) demonstra boa e rápida recuperação. A informação é da assessoria de comunicação da parlamentar através de nota à imprensa. Conforme a assessoria, Amália já está se movimentando no leito da UTI e consegue respirar sem exigir tanto de equipamentos, "embora ainda esteja com respiração artificial".
Neste final de semana esteve em Couto Magalhães, Juarina, Pau D`arco e Palmeirante, região Norte do estado. No sábado, 17, visitou Couto Magalhães e Juarina. No domingo, 18, Pau D´Arco e Palmeirante.
Os médicos da deputada estadual Amália Santana retiram os sedativos da parlamentar neste domingo, 18. Ela segue internada na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Dom Orione, em AraguaÃna. A famÃlia informou que ela reage quando falam ou tocam nela e que apresentou melhora. Ainda não há previsão para alta.
Uma de suas bandeiras no perÃodo em que exerce a presidência da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Carlos Amastha conclamou a sociedade a se mobilizar pela derrubada do veto do presidente Michel Temer ao Refis das micro e pequenas empresas brasileiras. Em vÃdeo postado nas redes sociais, o prefeito de Palmas pede engajamento da população para cobrar do Congresso que derrube o veto. "Você deve dar seu apoio para essa iniciativa. Converse com o presidente da Associação Comercial de sua cidade", pede Amastha, à sua maneira, em referência à campanha "Que Brasil você quer para o futuro?", da Rede Globo, caracterÃstica por orientar os internautas a utilizarem o celular na horizontal no momento da gravação dos depoimentos.
A reunião de lideranças do MDB aconteceu na manhã deste sábado, 27, em Palmas. Primeiro a cúpula se reuniu a portas fechadas, só depois foi realizada composição do palanque. Poucos secretários de Governo participaram, os que estiveram presente, apenas passaram e saÃram ainda antes do discurso do Governador Marcelo Miranda. A vice-governadora, Cláudia Lélis (PV), esteve presente e compôs a mesa. A deputada federal e também primeira-dama, Dulce Miranda, não compareceu.
O ex-presidente Lula disse estar "extremamente tranquilo" em relação à votação do recurso no TRF-4 do processo em que foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sergio Moro, no caso do triplex em Guarujá.
O ex-secretário de Articulação Metropolitana do municÃpio de Palmas, Junior Luiz (Sem Partido), tem percorrido o Tocantins em busca de consolidar a sua candidatura a uma das 24 vagas no parlamento estadual.
O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauà e Tocantins (MIQCB) segue com a campanha contra o projeto de Lei nº 194/2017, publicado no diário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins de autoria do deputado José Bonifácio Gomes de Sousa (PR). O novo texto legislativo altera a Lei de Proteção das Palmeiras de Babaçu nº 1959 de 14/08 de 2008 que dispõe sobre a proibição da queima, derrubada e uso predatório das palmeiras de coco babaçu. Um abaixo assinado está sendo coletado em quatro Estados (Maranhão, Pará, Piauà e Tocantins) com o objetivo de arquivar o projeto de lei. A campanha está sendo veiculada nas redes sociais do MIQCB.
A partir desta sexta-feira, 19, os internautas podem acessar a página: https://www.facebook.com/otocantinsqueeuquero/. Criada pela pré-candidata ao Governo do Tocantins, Kátia Abreu, com o objetivo de divulgar o Movimento: "O Tocantins Que Eu Quero", o qual tem a função de ouvir a opinião das pessoas sobre o que elas querem do Tocantins, para seu bem estar e de sua famÃlia.
O vereador Tiago Andrino acusa adversários sem olhar o histórico de seus aliados e tenta mudar o foco do debate. Não há qualquer distorção da fala do prefeito. Ele disse sim, com todas as letras, que antes dele Palmas era um "Patinho Feio". Assim como em outra oportunidade, o prefeito Amastha afirmou que preferia administrar Barcelona (ESP) a Palmas.
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) viajou para Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da ParaÃba, para dar palestras, falar com eleitores em praças e conceder entrevistas para rádios locais em 8 de fevereiro do ano passado. "Hoje estou perdendo a sessão em BrasÃlia. Gostaria de estar lá, mas para quem tem pretensões outras tem de estar muito bem preparado para aquele momento em 2018. Vale a pena tudo isso aÃ", afirmou em entrevista à época. A veÃculos de imprensa paraibanos, apresentou a meta de fazer duas viagens para fora da capital federal por mês: promessa cumprida.
Após o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauà e Tocantins (MIQCB) intervir contra o Projeto de Lei (PL) nº 194/2017, publicado no Diário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins de autoria do deputado José Bonifácio Gomes de Sousa (PR), o Ministério Público Federal do Tocantins considerou o projeto eivado de ilegalidade, uma vez não observado o artigo 6º da Convenção 169 da OIT, internalizada no Direito brasileiro pelo Decreto nº 5051/2004, que dispõe sobre a aplicação das disposições da presente Convenção, que os governos deverão, entre outras ações, consultar os povos interessados, mediante procedimentos apropriados e, particularmente, através de suas instituições representativas, cada vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas suscetÃveis de afetá-los diretamente.
Integrantes do Palácio do Planalto vêm tentando evitar conflitos com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, diante das polêmicas envolvendo a nomeação da filha dele, Cristiane Brasil, ao ministério do Trabalho.
O vice-prefeito de AraguaÃna, Fraudneis Fiomare, tomou posse como prefeito em exercÃcio na manhã desta terça-feira, 9, na Câmara de Vereadores. A posse foi concedida pelo segundo vice-presidente da Casa, vereador Divino Bethânia Júnior. Fiomare ficará no cargo por 30 dias, até 8 de fevereiro, quando o prefeito Ronaldo Dimas retornará ao exercÃcio da função após férias.
O ex-governador Siqueira Campos (DEM) declarou nesta segunda-feira, 8, que só definirá se será ou não candidato a Senador nas eleições deste ano, no próximo mês de março. Siqueira Campos resolveu emitir esta declaração para por fim às especulações que circulam nas redes sociais incluindo seu nome em chapas que sequer foram discutidas.
O prefeito da capital, Amastha entrega cargo a Cinthia Ribeiro, e o prefeito de AraguaÃna, Ronaldo Dimas entrega à Fraudneis Fiomare nesta terça.
O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauà e Tocantins (MIQCB) lançou campanha contra o Projeto de Lei (PL) nº 194/2017, publicado no Diário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins de autoria do deputado José Bonifácio Gomes de Sousa (PR).
O Tenente Célio, integrante da coordenação da pré-campanha Márlon Reis ao governo do Tocantins, esteve no final da manhã de hoje, 04 de janeiro, com o vereador Júnior Geo, em seu gabinete na Câmara Municipal de Palmas, em busca de aproximação e apoio.
Após atrasos na votação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), os vereadores de oposição respaldados pelo Regimento Interno, por ser maioria na Casa de Leis, convocaram uma sessão extraordinária para esta sexta-feira, 29. Apesar de ainda não estar no perÃodo de recesso, o presidente, Folha (PSD), membro da base governista, dispensou os servidores informalmente para que não houvesse a possibilidade de realizar as votações com seus devidos protocolos.
O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), fez um balanço positivo da atuação dos deputados em 2017 e destacou o papel municipalista da Casa. Ele enfatizou também as inúmeras audiências públicas realizadas neste ano, bem como a participação dos prefeitos nas discussões sobre a destinação dos recursos dos pedidos de empréstimo do Governo junto a instituições bancárias.
No próximo dia 2 de janeiro, a senadora Kátia Abreu tomará posse como presidente reeleita na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet). juntamente com toda a Diretoria, o Conselho Fiscal e a Suplência da FAET eleita para o triênio 2018/2021. A cerimônia ocorrerá, às 10 horas no Espaço Dengo Doce, localizado na 103 Sul, Rua SO 05, Conjunto 04, Lote 30, em Palmas. A senadora foi eleita no último dia 20 de outubro com 75% dos votos dos 40 presidentes dos Sindicatos Rurais do Tocantins. Kátia Abreu está em seu sexto mandato à frente da Faet.
Os parlamentares aprovaram em duas fases de discussão e votação na noite quarta-feira, 20, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima receitas e fixa a despesas do Estado para o exercÃcio de 2018. A previsão orçamentária para o ano próximo ano é um montante de pouco mais de R$ 10 bilhões.
A Câmara Municipal de Palmas possui pautas pendentes para votação antes do término do ano. Apesar de a agenda legislativa ter encerrado na última semana, quinta-feira, 14, a última sessão ordinária do ano, os parlamentares estão de sobreaviso para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e outras matérias.
A senadora e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, recebeu nesta terça-feira (19) a Medalha de Honra ao Mérito Apolônio Sales, durante cerimônia no Ministério da Agricultura, em BrasÃlia.
O presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), disse nesta segunda-feira, 18, que o trâmite do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2018 está acontecendo de forma séria e responsável, a exemplo do que aconteceu com os pedidos de empréstimo do Executivo junto à Caixa e ao Banco do Brasil, que foram aprovados pela Casa este ano, e vão beneficiar os 139 municÃpios tocantinenses.
Reeleito em 2016 com mais de dois mil votos, o vereador professor Júnior Geo (PROS) analisou positivamente o primeiro ano de seu segundo mandato na Casa de Leis. "Foi um ano de muita luta. Sou professor e estou vereador com o objetivo de fazer pela sociedade aquilo que gostaria que fizessem por mim enquanto cidadão, representar o coletivo, fiscalizar e legislar", afirmou.
A senadora Kátia Abreu comemorou a aprovação do Projeto de Lei que liberou R$ 29 milhões ao Tocantins para fomento às exportações. A matéria, aprovada pelo plenário do Senado nesta quarta-feira (13), complementa a distribuição de recursos da Lei Kandir devido à isenção de ICMS para produtos exportados.
O vereador Léo Barbosa (SD) solicitou por meio de requerimento apresentado na última terça-feira, 12 de dezembro, a retirada de galhadas e roçagem na Praça da 307 Norte em Palmas.